keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Dia Mundial dos Oceanos terá mutirão de limpeza na Baía Afonso Wippel

Concentração está marcada para começar às 8h da manhã, com café da manhã, na Marina Itajaí.

X
Foto: Divulgação

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a poluição dos oceanos a Marina Itajaí vai realizar, no Dia Mundial dos Oceanos, a primeira edição o mutirão de limpeza “Baía Limpa”. A ação de limpeza da Baía Afonso Wippel, em Itajaí, SC, será realizada na próxima terça-feira (8), com início da concentração de voluntários às 8h da manhã na Marina Itajaí. Interessados em ajudar como voluntários podem realizar a inscrição por meio do link: http://bit.ly/baialimpa , sendo que o número de voluntários também será limitado, para evitar aglomeração.

“Como um dos componentes de engajamento da população quanto à problemática do lixo marinho, a Marina Itajaí estimula e convida todos os cidadãos, entidades, ONGs e grupos a participarem, com o objetivo de combater juntos um dos maiores desafios ambientais de nossos tempos”, convida o diretor da Marina Itajaí, Carlos Gayoso de Oliveira.

Segundo estudo recente publicado pela revista Science Advance, o Rio Itajaí Açu está na lista dos mil rios mais poluídos por plásticos do mundo. O rio lidera o ranking entre os 10 maiores rios poluidores em Santa Catarina, com despejo de 641 toneladas de lixo plástico por ano que acabam indo parar no fundo do oceano.

Como funcionará o Mutirão de Limpeza

A concentração dos voluntários terá início às 8h com um café da manhã e a abertura oficial está marcada para às 8h30min, com a entrega do kit de limpeza na Marina Itajaí. A partir das 9h as equipes iniciarão a limpeza das margens da Baía Afonso Wippel por terra. As normas sanitárias por conta da pandemia de Covid-19 serão respeitadas, com distribuição de álcool gel e uso obrigatório de máscaras.

Programação do dia:
08:00 – Recepção dos participantes – café da manhã;
08:30 – Introdução à atividade e entrega dos kits;
09:00 – Coleta de lixo na baía Afonso Wippel;
10:30 – Contabilização dos resíduos coletados;
11:00 – Fim das atividades.

Poluição dos mares
Estudos mostram que, caso medidas concretas não sejam tomadas, até 2050 haverá mais plástico do que peixe nos oceanos. De acordo com dados da ONU, todos os anos, 13 milhões de toneladas de plástico chegam aos oceanos e às espécies marinhas que, muitas vezes, confundem o plástico com alimento e morrem ao tentar ingerir esses resíduos.

“Muitas pessoas não se dão conta que não são só os animais marinhos que sofrem com a invasão plástica nos oceanos, porque nós também consumimos plástico por meio da cadeia alimentar e as consequências à nossa saúde ainda são desconhecidas. Precisamos cuidar do meio ambiente e a Marina Itajaí entende seu importante papel de conscientização na Foz do Rio Itajaí-Açu”, conclui o diretor.

Sobre a Marina Itajaí
Com início das operações em 2016, a Marina Itajaí está localizada no centro de Itajaí, SC, ao lado do Centreventos. Oferece 355 vagas, sendo 155 vagas secas e 200 vagas molhadas. Modernos equipamentos como ForkLift para até 12 toneladas e TravelLift para até 75 toneladas, são um diferencial na sua configuração, além do posto de combustível com bandeira BR, sendo a única marina no sul do país com Diesel Verana. Possui espaço gastronômico com dois restaurantes internacionais, o Zephyr Seafood & Nikkei e o Amare Cozinha e Bar, com amplo estacionamento, ponto de carregamento de carros elétricos e heliponto. É a única marina do Brasil com certificação internacional ISO 14.001/2015 relacionado ao sistema de gestão ambiental.
www.marinaitajai.com

Fonte: Clicsc

Geral

Recepcionista da Prefeitura de Tijucas é pedida em namoro com faixa e buquê de flores no trabalho

O clima foi de romance no amanhecer de terça-feira (22) no paço municipal da Prefeitura de Tijucas. Enquanto trabalhava, a recepcionista Thayrinne Passos foi surpreendida no trabalho por um pedido de namoro inusitado! O pretendente […]

Geral

UniAvan participa da próxima edição da ExpoeduVirtual Internacional Brasil 2021

Todos os alunos podem participar gratuitamente do evento que será 100% on-line

Geral

Raro gamba albino é resgatado em Porto Belo

O Gambá albino está sendo acompanhado pelo biólogo e pela Veterinária do GOR

Geral

Após um ano do julgamento dos royalties no STF, SC ainda trava luta judicial por recursos

O indicativo de receber R$ 300 milhões correspondia apenas aos valores depositados ao Paraná, com correção monetária, mas sem juros.

Geral

Tribunal do Júri condena três integrantes de facção criminosa que decapitaram rival e filmaram o crime em SC

Após matar a vítima, o grupo decapitou e enterrou o corpo na tentativa de ocultar o crime. O cadáver só foi encontrado no dia 30 de janeiro de 2019.

Mais notícias

Segurança

Homem morre eletrocutado tentando furtar fio elétrico em Itajaí

Para derrubar a fiação, que fica a uma altura de aproximadamente quatro metros, ele usou um pedaço de madeira com um cano com uma serra na ponta