Moradores encontraram na Praia da Barrinha, em Barra Velha, 13 tartarugas, sendo 12 mortas e 1 que foi resgatada com vida. Elas estavam presas em uma rede de pesca ilegal. O caso ocorreu na terça-feira (16). A tartaruga que sobreviveu foi encaminhada para tratamento na Unidade de Estabilização de Animais Marinhos da Univali, localizada em Penha, na mesma região.
As 13 tartarugas-verdes (Chelonia mydas) eram jovens e acabaram se prendendo na rede de pesca irregular. A tartaruga sobrevivente apresentava sinais de afogamento devido ao aprisionamento na rede e, durante o exame, constatou-se que ela ficou presa pelo pescoço e nadadeira na malha do equipamento. Outros animais encontrados com vida foram soltos e devolvidos ao mar durante o resgate.
A prefeitura de Barra Velha, por meio da Fundação do Meio Ambiente (Fundema), divulgou uma nota informando que não recebeu nenhuma informação sobre a presença da rede de pesca ou atividades de pesca ilegal nas praias da cidade nas últimas 24 horas. A administração municipal soube da situação por meio dos veículos de comunicação, expressando surpresa e manifestando preocupação com a situação.