Neste sábado (25), a draga russa utilizada para o alargamento da faixa de areia na Praia dos Ingleses deixou Florianópolis após concluir seu trabalho. Um vídeo registrou o momento em que a embarcação executou a manobra “Rainbow” (Arco-íris) para encerrar a operação.
Com a saída da draga, a obra de alargamento da praia entra em sua fase final e um trecho será inaugurado em abril. Segundo a prefeitura, a última etapa consistirá no espalhamento da areia no trecho onde ainda não foram cobertas as valas de drenagem.
A obra teve início em 29 de janeiro e custou R$18,8 milhões, abrangendo 2,8 km das dunas do Canto Sul até 500 metros antes da foz do Rio Capivari.
A DTA Engenharia Ltda, responsável pela execução das obras, trouxe a draga russa para Florianópolis, assim como fez no alargamento de Canasvieiras. A embarcação retirou cerca de 500 mil metros cúbicos de areia para ampliar a faixa para 45 metros de largura. O município prevê que a faixa possa reduzir para 35 metros com o passar do tempo devido à conformação da maré.
No vídeo, a draga se afasta da costa enquanto jorra água pela proa durante a manobra simbólica “Rainbow”, que é uma forma de agradecimento e comemoração pelo trabalho concluído, segundo a prefeitura. Outra embarcação que deixou a praia foi a autotransportadora de arrasto russa Optimus.