A Polícia Militar prendeu na madrugada desta quinta-feira (1), dois homens em um carro que estava carregado de cruzes, placas de bronze e plaquetas de identificação de mortos, retiradas de túmulos de cemitérios. O fato ocorreu em Rio Negrinho, no Planalto Norte de Santa Catarina. O carro foi abordado na barreira policial por volta de 1h30, na rua Dona Francisca, no bairro Quitandinha.
Os policiais suspeitam que o material foi furtado para depois o metal ser derretido para venda. A dupla foi detida e levada pela PM à Delegacia de Polícia de Rio Negrinho. Segundo os policiais, os homens estavam sujos de barro e portavam ferramentas usadas para retirar os objetos dos túmulos.
Por conta disso, a Polícia Militar orientou a população para que verifique os cemitérios da região onde estão enterrados os entes para identificar eventualmente a origem dos metais furtados. Nas redes sociais da 3°Cia/23°BPM, muita gente indignada com o furto. A maioria dos comentários destacou a falta de respeito e de sentimento dos autores do furto.