keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Ecoponto de Itajaí recebeu mais de 250 m³ de recicláveis até o momento em 2022

Estrutura também registrou aumento nos descartes no mês de abril, com um montante de 71,64 m³ de resíduos recebidos

X
Divulgação/Marcos Porto

O Ecoponto de Itajaí recebeu neste ano 258,84 m³ de resíduos recicláveis descartados pela população. O montante representa 75% do total recebido pela estrutura no ano passado e o melhor resultado de 2022. Em abril, o espaço também registrou aumento de quase 10% nos descartes de recicláveis: foram recebidos 71,64 m³ de resíduos contra 66 m³ do mês anterior.

Entre os principais itens recebidos pelo Ecoponto de Itajaí, no mês passado, estão os resíduos de plástico (31,44 m³) e papel (22,8 m³), que tiveram aumento nos quantitativos em relação a março. O descarte de eletroeletrônicos foi outro destaque de abril com 522,8 quilos recolhidos e crescimento de 44% nos descartes da população no comparativo com o mês anterior.

Também foram entregues na estrutura, em abril, 32,05 quilos de pilhas e baterias, 132 lâmpadas fluorescentes, 31,75 quilos de tampinhas de plástico, entre outros resíduos.

“Abril foi o melhor mês de 2022 e a expectativa é que continuemos nesse ritmo de crescimento e envolvimento da população com a reciclagem de resíduos, principalmente com as ações que serão desenvolvidas na Semana do Meio Ambiente deste ano”, destaca a coordenadora do Programa Recicla Itajaí, responsável pelo Ecoponto, Mauana Radavelli.

Ecoponto 24 horas

Iniciativa do programa Recicla Itajaí, desenvolvido pela Ambiental Limpeza Urbana e Saneamento em parceria com o Município de Itajaí, o Ecoponto da cidade funciona 24 horas, todos os dias da semana. O espaço fica localizado em frente ao Centreventos, na avenida Ministro Victor Konder, a Beira-rio. O atendimento presencial para descarte de alguns resíduos ocorre de segunda a sábado, das 10h40 às 13h e das 14h às 19h.

O espaço recebe vidros, plásticos, metais, papéis, óleo de cozinha usado de residências, pequenos eletrodomésticos e eletroeletrônicos, esponjas de cozinha usadas, lâmpadas fluorescentes (as incandescentes podem ser descartadas como vidros), pilhas e baterias.

Os materiais descartados no local são destinados para a Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Material Reciclável da Foz do Rio Itajaí (Cooperfoz), a Cooperativa de Reciclagem do Vale do Itajaí (Reciclavale), a empresa AmbyService (descontaminação de pilhas e lâmpadas) e a ONG Amor Animal (tampinhas). A parceria se reverte na geração de renda para famílias de Itajaí e benefícios ao meio ambiente.

Fonte: Clicsc

Cidades

Prefeitura lança revista anual de transparência dos atos públicos

O periódico será lançado uma vez ao ano, sempre com dados do ano anterior

Cidades

Município de Itajaí se prepara para enfrentar semana de frio intenso

Ativação de abrigo de inverno nesta terça-feira (17) e intensificação de abordagens sociais são algumas das ações planejadas para acolher população vulnerável

Cidades

Balneário Piçarras ativa abrigo de inverno nesta segunda-feira (16)

Secretaria de Assistência Social realizará trabalho de campo para localizar os moradores de rua

Cidades

Alunos participam de aula especial com os Bombeiros Militares de Itapema

A aula foi um pedido feito pela Professora de Educação Física Rubya e contou também com uma gincana

Cidades

Prefeitura de São José promove Semana da Enfermagem a partir de segunda-feira

Durante os cinco dias serão apresentadas oficinas com temas como autocuidado, saúde mental, yoga, defesa pessoal

Mais notícias

Geral

Tempestade Yakecan: ventos já passaram de 75km/h e Defesa Civil monitora fenômeno

De acordo com a Defesa Civil, até a noite de quarta-feira, 18, o sistema pode se intensificar e ganhar características de Tempestade Tropical, trazendo ventos sustentados, que são contínuos, de 75 km/h.

Economia

Negócios: Estado é apresentado para 30 países no SC Day

Evento foi realizado na Embaixada de Portugal, em Brasília