keyboard_backspace

Página Inicial

Tempo

El Niño confirmado: Santa Catarina espera mais chuvas

O fenômeno é conhecido por causar efeitos climáticos extremos em todo o mundo

X
Siga-nos no google-news

A NOAA (Administração Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos) confirmou nesta quinta-feira (8) a chegada do fenômeno El Niño, famoso por seus impactos climáticos globais. Em Santa Catarina, isso significará aumento das chuvas durante julho e agosto.

O El Niño, que ocorre em média a cada 2 a 7 anos, é marcado pelo aquecimento da superfície do Oceano Pacífico oriental equatorial, e tem o potencial de desencadear efeitos climáticos extremos. Michelle L’Heureux, climatologista da NOAA, expressou preocupações acerca dos efeitos iminentes. “O El Niño pode desencadear uma variedade de impactos, incluindo o aumento do risco de chuvas fortes e secas em algumas partes do mundo,”, explica.

Além disso, o fenômeno pode propiciar temperaturas recordes, impactadas também pelas mudanças climáticas. L’Heureux esclarece que a mudança climática pode intensificar ou amenizar alguns dos impactos do El Niño, o que poderia resultar em novos recordes de temperatura.

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) previu em maio que o período de 2023-2027 será o mais quente já registrado na Terra, devido à combinação do El Niño e das emissões de gases de efeito estufa.

O El Niño é o contraponto do fenômeno La Niña, que ocorreu há três anos e tende a reduzir as temperaturas globais. A NOAA aponta que o El Niño geralmente modera a atividade de furacões no Atlântico, mas favorece no Pacífico.

No caso da Austrália, um país já vulnerável a incêndios florestais, alertou-se recentemente que o El Niño poderia elevar ainda mais as temperaturas. Nos Estados Unidos, a NOAA esclarece que os impactos do fenômeno são mais pronunciados do final do outono até a primavera.

No que concerne a Santa Catarina, a Defesa Civil do estado emitiu um alerta sobre o El Niño na semana passada, com previsão de chuvas acima da média para julho e agosto.

Em geral, julho e agosto são os meses de menor precipitação do ano, especialmente nas áreas costeiras, Vale do Itajaí e no norte do estado, com precipitações que variam entre 90 e 130 mm mensais. Contudo, com a chegada do El Niño, regiões como o Grande Oeste e o Planalto Sul podem ver um aumento para 110 a 180 mm de chuva.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Redação
Redação ClicSC
Clicsc é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia de Santa Catarina fundado em 2017.
Tempo

Ciclone extratropical deixa Santa Catarina em alerta para temporais

A previsão é de que o ciclone se intensifique a partir de quinta-feira (21)

Tempo

SC deve ter uma quarta-feira ensolarada

O clima segue estável até sexta-feira (15)

Tempo

Quarta-feira será marcada por temporais, alerta a Defesa Civil

Frente fria pode trazer granizo e ventos fortes nesta quarta

Tempo

Santa Catarina terá uma semana de contrastes no clima

Estado deve enfrentar nevoeiro, calor intenso e até granizo

Tempo

59 oportunidades de emprego são divulgadas pela Arteris

Vagas estão distribuídas em quatro estados

Mais notícias

Cotidiano

Mercado de modelos em Santa Catarina se destaca por revelar perfis diversos

Antes restrito apenas a um biotipo, atualmente o mercado de modelos conta com perfis diversos, fugindo dos estereótipos padrões, para atender todos os tipos de campanhas

Segurança

WhatsApp ativa modo walkie talkie para grupos com mensagens em tempo real

Novo recurso permite troca instantânea de mensagens de voz, sem substituir chamadas