keyboard_backspace

Página Inicial

Política

Eleições da Câmara e Senado movimentam a política em Brasília

Leia na Coluna Esplanada desta quinta-feira (07) direto de Brasília

X
Siga-nos no google-news

Prévias de 2022

As eleições para as presidências da Câmara e do Senado antecipam cenários para as disputas à Presidência da República e aos governos estaduais em 2022. Na Câmara, a candidatura de Baleia Rossi (MDB-SP) faz parte do projeto – orquestrado pelo ex-presidente Michel Temer e Rodrigo Maia – de construção uma ampla frente suprapartidária contra Bolsonaro. No Senado, o PSD selou adesão à candidatura de Rodrigo Pacheco (DEM-MG), apadrinhado histórico de Aécio Neves. Ou seja, as eventuais vitórias de Rossi e Pacheco fortalecem a imagem dos dois políticos – Temer e Aécio – tombados pela Lava Jato que podem voltar a dar as cartas no Congresso.

Cargos                             

Pelo acordo, Rodrigo Pacheco se compromete a apoiar o candidato do PSD ao governo de Minas Gerais em 2022. A aliança também envolve negociações em torno de comissões – como a de Constituição e Justiça – e cargos estratégicos na Mesa Diretora do Senado. 

CCJ

Principal comissão do Senado, a CCJ é comandada atualmente pelo MDB que ainda não anunciou o nome que irá disputar a sucessão de Davi Alcolumbre.  O partido tem quatro potenciais candidatos: Simone Tebet (MS), Fernando Bezerra Coelho (PE), Eduardo Braga (AM) e Eduardo Gomes (SE).

Muda

Depois de consolidar o apoio do PSD, Alcolumbre e Pacheco têm procurado senadores do PSDB e do grupo Muda, Senado. Os tucanos só devem se posicionar na próxima semana e senadores do Muda mantêm a intenção de lançar candidatura própria. Justificam que o comando do Senado, sob DEM ou MDB, não representa as mudanças que defendem.

Questão   

Para evitar traições na votação que vai eleger o próximo presidente da Câmara dos Deputados, partidos cogitam fechar questão a favor do candidato ao qual já anunciaram apoio. Quando um partido “fecha questão”, deputados que descumprem a orientação podem ser punidos.

Dissidentes

A votação, no dia 1º de fevereiro, é secreta. Apesar de declararem oficialmente apoio ao candidato Baleia Rossi (MDB-SP), no PSL e PSB, por exemplo, deputados mantêm o voto no adversário do bloco, Arthur Lira (PP-AL), alinhado ao Palácio do Planalto.

Conta

Com o recente apoio do PT, maior bancada na Câmara, o bloco que apoia Baleia Rossi (MDB-SP) soma mais de 270 deputados. Para ser eleito, o candidato precisa de 257 votos. Já a candidatura Arthur Lira (PP-AL) conta com a adesão de cerca de 190 parlamentares. 

Seringas

Até o dia de 30 junho, a importação de vacinas e seringas terá alíquota zero. A decisão do Comitê-Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex) do Ministério da Economia entra em vigor nesta semana após o fracasso, dias atrás, do leilão do governo federal para compra dos produtos.

Preços

Em outra medida para remediar o revés do leilão do Ministério da Saúde, a Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Economia restringiu a exportação de seringas e agulhas. A compra dos insumos pelo governo está suspensa até que os preços “voltem à normalidade”, segundo o presidente Jair Bolsonaro. 

Quando?   

Governadores pressionam o Ministério da Saúde pela definição da cronograma de vacinação. A única resposta, vaga até agora, é de que a imunização terá início ainda neste mês. “O Brasil está muito atrasado”, resume o governador Wellinton Dias (PT-PI) que articula uma reunião para segunda, 11, com os presidentes da Câmara, do Senado e do STF para tentar acelerar o cronograma.

Nunciatura

Morreu, aos 90 anos, o ex-deputado Bonifácio Andrada, vítima de complicações decorrentes do Covid-19. Certa vez, homenageado pela Nunciatura, disse a um interlocutor que “ninguém é reconhecido na sua terra, mas ser reconhecido pelo Vaticano já bastava”. Deixou o filho, Lafayette de Andrada, como herdeiro político.

PSB x PT

O PT dominou a Prefeitura do Recife até 2012, quando o PSB passou a administrar a capital. A união se deu até a eleição de João Campos, em 2020. Agora, são inimigos políticos. Na primeira reunião do secretariado do novo prefeito foi dito que nenhum petista deve integrar a gestão do PSB.

Porto

Apoiado pelo deputado federal João Carlos Bacelar (PL-BA), o prefeito de Porto Seguro, Jânio Natal, também do PL, que voltou ao cargo depois de anos, anunciou, recente, os nomes do primeiro escalão e do secretariado da sua gestão.

Sobre o autor:
Silvio
Silvio Matheus
Silvio Matheus é jornalista. Estudou jornalismo na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e trabalhou como Assessor de Imprensa da Prefeitura de Itapema, Assessor da Câmara de Vereadores de Itapema e editor do jornal diário O Atlântico. Desde 2019 trabalha como jornalista, editor e filmmaker no site de notícias ClicSC.
Política

Morre Paulo Konder Bornhausen, ex-político de SC e empresário

Paulo iniciou sua carreira política como deputado estadual em 1954

Política

Lei que amplia a isenção de IPTU para pessoas com doenças crônicas é sancionada em Itapema

O Projeto de Lei nº 134/2024 foi aprovado pela Câmara de Vereadores nesta semana

Política

Ministro Alexandre de Moraes revela planos de atentado contra sua vida

Ministro fez revelações chocantes sobre os planos dos golpistas de 8 de janeiro

Política

Bancada do Vale do Itajaí destina R$ 18 milhões para auxiliar cidades impactadas pelas enchentes

A verba pode ser destinados tanto para ações de combate às cheias como para outras áreas, como saúde, educação e infraestrutura

Mais notícias

Geral

Toalhas Atlântica recebe selo de ouro do Programa ABVTEX

O Programa, criado pela Associação Brasileira do Varejo Têxtil, garante o cumprimento de práticas ligadas à responsabilidade social corporativa

Economia

Abertura do mercado livre para o Grupo B pode gerar economia de R$ 35 bi

Pesquisa revela que famílias e pequenas empresas podem se beneficiar da abertura do mercado para rede de baixa tensão