No decorrer desta quinta-feira (09), pancadas de chuva e tempestades isoladas no Oeste e Norte do estado devem se espalhar para as demais regiões no decorrer da tarde devido ao calor intenso, alta umidade e a passagem de uma frente fria pelo mar.
O risco de ocorrências relacionadas às tempestades, com raios, rajadas de vento e queda de granizo, bem como chuvas intensas em curtos períodos de tempo, como alagamentos e deslizamentos pontuais, é moderado a localmente alto.
As temperaturas máximas devem chegar perto dos 30°C em todas as regiões, com exceção do Extremo Oeste, Litoral e Vale do Itajaí, onde as máximas variam entre 32 e 34°C.
O vento será fraco e variável em todo o estado, e o mar estará calmo em toda a costa catarinense, com ondas de direção nordeste/leste entre 0,5 e 1,0 metro.
Já na sexta-feira (10), espera-se a presença de sol em todas as regiões, o que favorece o aumento das temperaturas. Durante a tarde, o calor, a umidade disponível e a presença da frente fria em alto mar, na altura de Santa Catarina, devem provocar pancadas de chuva e tempestades isoladas, principalmente do Meio-Oeste ao Litoral.
O risco de ocorrências relacionadas às tempestades é baixo a moderado, incluindo raios, rajadas de ventos, eventual queda de granizo, além de chuvas intensas em curtos períodos de tempo, como alagamentos e deslizamentos pontuais.
As temperaturas mínimas devem variar entre 10 e 15°C nos Planaltos e no Meio-Oeste e entre 17 e 22°C nas demais regiões no amanhecer. À tarde, as temperaturas máximas devem oscilar próximas aos 30°C em todas as regiões, chegando perto dos 35°C no Extremo Oeste.
O vento será predominantemente de nordeste/leste, com variação para sul.