keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Emasa encontra machado no esgoto durante limpeza de tubulação em BC

A manutenção da rede coletora é um trabalho rotineiro, necessário para a prevenção e saúde do sistema de esgotamento sanitário do município

X
Divulgação/Emasa
Siga-nos no google-news

O descarte incorreto de resíduos sólidos nas ruas e tubulações é o grande vilão para o funcionamento da rede coletora de esgoto. Esses materiais causam entupimentos, obstruções em poços de visita (PV) e o extravasamento de esgoto nas ruas, podendo até ocasionar o retorno dos efluentes para dentro das residências. Esses dejetos também podem dificultar e danificar o sistema de coleta e tratamento dos efluentes; além de prejudicar o meio ambiente e a saúde e qualidade de vida das pessoas.

Para garantir o pleno funcionamento dos cerca de 97% de rede coletora implantados em Balneário Camboriú, a Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA) executa a manutenção e limpeza preventiva da rede. De acordo com o diretor-geral da Emasa, Douglas Costa Beber, ao realizar as limpezas, observa-se uma grande quantidade de materiais dentro das tubulações. “São restos de materiais da construção civil, pedras, madeira, plásticos, latinhas, e ainda, papel higiênico, fio dental, absorventes, muito cabelo, cotonetes, fraldas, e pasmem, essa semana a equipe retirou um machado”, menciona Douglas, ressaltando que tudo isso ocasiona a obstrução do fluxo (entupimentos) e complicações pelo descarte de lixo na rede.

A manutenção da rede coletora é um trabalho rotineiro, necessário para a prevenção e saúde do sistema de esgotamento sanitário do município. Neste ano, de janeiro a abril cerca de 215 ruas entre Centro, Praia dos Amores, Ariribá, e Nova Esperança, receberam a limpeza preventiva na rede. O serviço passa anualmente por todos os bairros da cidade e é feito por meio dos poços de visita, que funcionam como um caminho para os técnicos realizarem as manutenções. Nesta semana, a equipe executa na Avenida Atlântica, entre as ruas 2000 e 2500.

A EMASA lembra que o bom funcionamento da rede coletora de esgoto também depende da contribuição e responsabilidade de cada cidadão. Todos os imóveis localizados em áreas contempladas pelo sistema de rede de esgoto do Município, devem estar ligados corretamente à rede externa e descartar os dejetos de forma correta, para que não causem obstrução e prejuízos à rede.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Silvio
Silvio Matheus
Silvio Matheus é jornalista. Estudou jornalismo na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e trabalhou como Assessor de Imprensa da Prefeitura de Itapema, Assessor da Câmara de Vereadores de Itapema e editor do jornal diário O Atlântico. Desde 2019 trabalha como jornalista, editor e filmmaker no site de notícias ClicSC.
Geral

Chuva de meteoros Líridas terá pico nesta segunda-feira (22)

O melhor momento para observação do fenômeno será por volta das 4h da manhã

Geral

C&A inaugura loja no Itajaí Shopping com novo conceito de marca

Esta unidade é a terceira loja do país com o novo conceito e a primeira de Santa Catarina

Geral

Atacarejo realiza ‘Festival de Bazar’ com vários produtos para cozinha em promoção

Ação que oferece itens para cozinha, em especial utensílios para forno e fogão, com preços especiais e pagamento facilitado vai até este domingo, dia 21 de abril, em todas as lojas do Fort Atacadista

Geral

Advogada criminalista é destaque na defesa da cannabis medicinal como tratamento de saúde

Raquel Schramm lidera o escritório Schramm Advogados Associados, em Florianópolis, e é diretora jurídica na Associação Brasileira de Pacientes de Cannabis Medicinal

Geral

Quina pode pagar R$ 38 milhões nesta quarta-feira

Prêmio é o maior da história do concurso

Mais notícias

Geral

Chuva de meteoros Líridas terá pico nesta segunda-feira (22)

O melhor momento para observação do fenômeno será por volta das 4h da manhã

Segurança

Mulher morre afogada na Praia da Pinheira em Palhoça

O Corpo de Bombeiros iniciou o trabalho de reanimação, mas a vítima não resistiu