keyboard_backspace

Página Inicial

Sem categoria

Emasa orienta população quanto a economia de água em Balneário Camboriú

O material foi feito em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, por meio do Projeto Terra Limpa, e o Comitê da Bacia do Rio Camboriú.

X

Nesta sexta-feira (21) começou oficialmente o verão, período em que o consumo de água aumenta consideravelmente em Balneário Camboriú. Para intensificar o uso consciente da água na cidade, a Emasa iniciou no mês de dezembro a campanha: “Cada gota conta. Economize água”, já que mesmo com a chuva desta quinta-feira (20) o Rio Camboriú ainda está em estado de atenção.

Além de posts nas redes sociais da Prefeitura de Balneário Camboriú, as orientações sobre a economia da água também foram divulgados no canal da comunicação Fala BC (para se cadastrar clique aqui) e para os clientes cadastrados no WhatsApp da Emasa – (47) 3261-0000. Também começaram a ser distribuídos adesivos em hotéis, repartições públicas e condomínios da cidade com dicas para o consumo consciente. O material foi feito em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, por meio do Projeto Terra Limpa, e o Comitê da Bacia do Rio Camboriú.

“No material estão informações que têm objetivo de reforçar à população a importância de economizar água, não só neste momento de estiagem, mas também em todos os dias do ano. É um trabalho que tem que ser feito constantemente, já que em Balneário Camboriú, o consumo de água está acima do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 110 litros de água/habitante/dia”, disse o diretor-geral da Emasa, Douglas Costa Beber.

Além de preservar o meio ambiente, racionar água garante também a economia na conta de água. Confira algumas dicas para economizar água:

– Verifique vazamentos em canos e não deixe torneiras pingando. Um gotejamento simples, pode gastar cerca de 45 litros de água por dia.

-Deixe pratos e talheres de molho antes de lavá-los.

– Feche a torneira quando estiver escovando os dentes ou fazendo a barba. Só abra quando for usar. Uma torneira aberta por cinco minutos desperdiça 80 litros de água.

– Evite lavar garagens e calçadas neste período. Uma mangueira aberta por 30 minutos libera cerca de 560 litros de água.

– Não tome banhos demorados, cinco minutos são suficientes. Uma ducha durante 15 minutos consome 135 litros de água.

– Antes de lavar pratos e panelas, limpe os restos de comida com uma escova ou esponja e jogue no lixo.

Mais notícias

Brasil

Auxílio emergencial e criptomoedas deverão ser declarados no Imposto de Renda

Saques emergenciais do FGTS também precisarão ser informados

coronavirus

Começa distribuição de 3,2 milhões de doses da vacina contra covid-19

Chegada de mais imunizantes permitirá ampliar grupos prioritários