O empresário Leonardo Ventura, nome com ampla bagagem no segmento de gastronomia e entretenimento em Florianópolis (SC), ao lado dos sócios Arthur Saito e Elimar Oliveira, vem despertando a curiosidade do público e movimentando o mercado de bebidas com o lançamento de uma nova opção para brindar nos mais diferentes momentos: o Gelatto, um licor de creme de pistache. Inspirado nos melhores gelatos italianos, o licor de textura cremosa e sabor marcante já conquistou paladares e números impressionantes de vendas em menos de um mês.
O pistache, um tipo de noz que vem da Pistacia Vera, uma planta originária do Oriente Médio, mais especificamente de áreas montanhosas de países como Síria, Turquia, Irã e Afeganistão, conquistou primeiro o paladar dos italianos e recentemente tornou-se popular no Brasil. De acordo com a pesquisa Taste Charts 2025, o pistache está no auge da sua popularidade no mundo.
Conforme Leonardo Ventura, a escolha pelo pistache tem a ver com o gosto pessoal, no entanto a alta demanda pelo produto acabou influenciando na decisão de produzir uma bebida que agradasse a todos os gostos.
“O mercado de licores vem crescendo muito no Brasil, e aliado à nossa experiência de consumo e ativação de marcas, acreditamos que com o desenvolvimento de um bom produto haveria condições de explorar bem este momento. Foram muitos meses de estudo, experimentos, testes, busca pelos melhores ingredientes, fornecedores e formulações, até encontrar aquilo que faria sentido para nós. Eu sou um apaixonado por sorvetes em geral e como o próprio nome procura remeter, Gelatto é literalmente a busca por um gelato italiano de pistache em forma de licor”, explica Leonardo.
Sucesso de vendas
Mesmo com o lançamento oficial previsto para a primeira quinzena de abril de 2025, o produto já está disponível para venda no e-commerce Espaço Prime desde 27 de fevereiro, onde, de forma orgânica, surpreendeu com a venda de quase 500 garrafas em menos de 30 dias. De acordo com o empresário, a estratégia inicial era manter a venda online de forma discreta, sem grandes ações de marketing, para evitar a concorrência com o Carnaval. No entanto, a receptividade do público superou as expectativas e já deu uma prova do potencial de sucesso do produto. A estimativa do crescimento das vendas em um ano é de aproximadamente 300% em comparação ao período de lançamento.
“A aceitação e recepção ao licor estão surpreendentes. Recebemos todos os dias pedidos de pessoas de diversas regiões do Brasil e isso nos deixa muito felizes. Mas, é claro, aumenta a nossa responsabilidade para seguir trabalhando duro, e entregar o melhor”, declarou Leonardo, que apostou em ingredientes de altíssima qualidade para garantir um resultado premium.
O sucesso inicial impulsionou a expansão da distribuição do Gelatto. Leonardo Ventura fechou parcerias com três das principais distribuidoras de bebidas do Sul do Brasil, garantindo a presença do produto em diversos pontos de venda em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. A meta é alcançar São Paulo em breve e, até julho, estar presente em todos os estados das regiões Sul e Sudeste.
“Hoje nós estamos fechados com três das principais distribuidoras de bebidas do Sul do Brasil. Trabalhamos com um modelo de parceria em que a venda direta e distribuição fica com estes parceiros que acreditaram no nosso produto e estão conosco levando aos ‘quatro cantos’. Em breve devemos chegar em São Paulo, e daí por diante atender outras regiões no presencial. Mas hoje, pelo digital, já vendemos para o país inteiro”, complementa o catarinense.
Sobre a bebida
Com um sabor único, que une o doce a um toque salgado e amendoado, com uma nuance floral e frutada, uma textura delicada e aveludada que remete aos melhores gelatos italianos e matérias-primas criteriosamente selecionadas, o Gelatto – Licor de Creme de Pistache é uma aposta promissora no cenário de bebidas do Brasil.
“Trabalhamos com pistaches 100% selecionados e provenientes dos melhores produtores do mundo. Nosso processo produtivo segue o mesmo das principais bebidas disponíveis e consagradas no mercado. Antes mesmo de pensar no que eu gostaria de servir aos amigos, eu pensei em que tipo e qualidade de bebida eu vou pôr à minha mesa e da minha família. Por isso, buscamos como referência os melhores gelatos de pistache que já provei no mundo”, completa Leonardo.
A bebida, refinada e equilibrada, é ideal para todos os momentos, desde o brinde em família ou com amigos, entre outras celebrações no dia a dia. Também pode ser consumida como aperitivo antes do almoço ou até mesmo como sobremesa.
“Nosso cliente é aquele que quer algo único, fino, bem elaborado e que não abre mão de uma bebida de alta qualidade. É um público ativo, celebrador, e que busca transformar momentos em memórias. Por questões de logística, em um primeiro momento nosso foco está direcionado para a região sul e sudeste do país. Mas é nosso desejo ver o produto fazendo parte de momentos da vida dos brasileiros, de Norte a Sul”, conclui Leonardo Ventura.
Davi Paes e Lima é jornalista profissional (2874 - SC) desde 2006. É especialista em Comunicação Empresarial e atua na área de Assessoria de Comunicação há 20 anos, desde 2003 - além de ter passagens por veículos especializados. Desde 2020 está à frente da Paes e Lima Comunicação, agência boutique com base em Florianópolis. No associativismo é diretor de eventos da Associação Catarinense de Imprensa (2023/2026). Colabora com notícias corporativas para o portal ClicSC desde 2022.
Escola bilíngue de Joinville já evitou a emissão de 86 toneladas de CO₂ e contribuiu para a preservação de 238 árvores desde a migração para o ambiente livre com a consultoria da Vektor Energia
Ofertas especiais vão desta quarta-feira (12) até 16 de março; unidade localizada na rua Elesbão Pinto da Luz, na região continental de Florianópolis, passou por uma série de modernizações e agora conta com estacionamento coberto, nova climatização, padaria e açougue
A trajetória do empresário de Florianópolis Victor Conceição vai virar livro. Os jornalistas e escritores Marcone Tavella e Aline Torres estão finalizando a obra que conta a jornada do empresário, que transformou uma barbearia de Florianópolis […]
Santa Catarina registrou em março o financiamento de 40 mil veículos, número que representa alta anual e leve queda em relação a fevereiro, segundo a B3
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.
AceitoPolítica de Privacidade