A Polícia Federal, em ação conjunta com a Receita Federal, deflagrou nesta terça-feira (27) a Operação Desabastecimento, visando combater o crime de descaminho no norte de Santa Catarina. A operação tem como alvo uma associação criminosa que introduzia de forma irregular aparelhos celulares e outros eletrônicos no Brasil, estabelecida na cidade de Joinville.
A ação envolveu 140 policiais federais e 50 servidores da Receita Federal, que cumpriram 37 mandados de busca e apreensão em imóveis residenciais e comerciais vinculados a 14 empresas da região. Durante as investigações, foi identificado que o grupo criminoso comercializava produtos como smartphones, tablets, notebooks, smartwatches, fones de ouvido, e outros acessórios eletrônicos, todos internalizados no país sem os devidos procedimentos aduaneiros. Esses itens eram vendidos tanto em lojas físicas quanto pela internet, principalmente através de redes sociais.
As autoridades suspeitam que, nos últimos três anos, o grupo tenha realizado movimentações financeiras superiores a R$ 80 milhões por meio dessas atividades ilícitas. Os responsáveis pelas empresas envolvidas poderão responder por crimes de descaminho, associação criminosa, e lavagem de capitais, cujas penas combinadas podem chegar a 17 anos de prisão.