keyboard_backspace

Página Inicial

Utilidade Pública

Entenda como funciona um sistema de abastecimento de água

Para ser considerada água própria para consumo é necessário que se atenda alguns requisitos de potabilidade

X
Siga-nos no google-news

Aproximadamente 70% da superfície terrestre encontra-se coberta por água. No entanto, menos de 3% desse volume é de água doce e a maior parte está concentrada em geleiras. Assim, resta apenas uma pequena porcentagem de águas superficiais para nossas atividades cotidianas. Reginalva Mureb, presidente da Águas de Camboriú, lembra que a  água que é encontrada na natureza não é própria para consumo. “Mesmo quando cai em forma de chuva, ainda contém impurezas. E quando toca o solo, absorve substâncias impuras alterando ainda mais sua qualidade”, explica.

Para ser considerada água própria para consumo é necessário que se atenda alguns requisitos de potabilidade. Se tiver alguma substância que altera seu padrão, é classificada como poluída. Os componentes que indicam poluição orgânica são: compostos nitrogenados, oxigênio consumido e cloretos.

Um sistema de abastecimento de água consiste no conjunto de obras, equipamentos e serviços com o objetivo de levar água potável para uso no consumo doméstico, indústria, serviço público, entre outros. Depois de tratada, a água segue para os reservatórios.  Para chegar ao consumidor é necessária uma rede de distribuição eficiente. Por isso, a pressão deve ser ideal e satisfatória ao longo do trajeto. Nos pontos de menor pressão, é necessário instalar bombas (boosters) para levar a água.

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal ClicSC.
Utilidade Pública

BC comunica vazamento de dados de 46 mil chaves Pix

O BC enfatizou que essas falhas não afetam a movimentação financeira dos clientes

Utilidade Pública

Desconto de 20% no IPTU de Itapema acaba nesta semana

A medida incentiva a regularidade fiscal e oferece um benefício adicional aos contribuintes que mantêm seus tributos municipais em dia

Utilidade Pública

Dona de Ferry Boat se recusa à cumprir a lei do pix sancionada em SC

A legislação foi publicada no Diário Oficial na última quarta-feira, (31)