O estado de Santa Catarina vive momentos de tensão devido aos alarmantes níveis de seus rios. Conforme um comunicado divulgado pela Epagri no dia 10 de outubro de 2023, às 08:16h, várias áreas estão sob estado de emergência e alerta. Esta situação é uma consequência direta das elevações observadas nas bacias hidrográficas dos rios Canoas, Canoinhas e Itajaí-Açu.
Neste cenário, as estações hidrológicas, vitais no acompanhamento das condições fluviais, apontam que municípios como Bocaina do Sul, Otacílio Costa, Canoinhas, Rio do Sul e Taió enfrentam estado de emergência. Para ilustrar a gravidade, em Bocaina do Sul o nível do rio alcançou 1043 cm em 10/10/2023, enquanto Otacílio Costa teve registro de 759 cm no mesmo dia.
Em contrapartida, as localidades de José Boiteux e Barragem Oeste, situadas em Taió, estão em alerta. Em específico, o nível do rio em José Boiteux chegou a 374 cm no dia 10/10/2023. A variação no fluxo dos rios, sejam elas crescentes ou decrescentes, serve como indicador do comportamento dos rios e potenciais riscos associados.
O monitoramento constante das condições dos rios é fundamental para garantir a segurança dos moradores das áreas afetadas e para coordenar as ações de resposta a possíveis adversidades. Autoridades locais e o governo estão atentos à situação e trabalham em conjunto para minimizar os impactos das enchentes.
Antes restrito apenas a um biotipo, atualmente o mercado de modelos conta com perfis diversos, fugindo dos estereótipos padrões, para atender todos os tipos de campanhas