keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Epagri lança ‘Manual de produção da uva Goethe’ nesta quinta

O vinho da uva Goethe ganhou identidade própria nos vales dos rios Urussanga e Tubarão, no Sul do Estado, e em 2011 transformou-se na primeira Indicação Geográfica de Santa Catarina

X
Foto: Aires Mariga/Epagri

A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) lança nesta quinta-feira, 28, o Manual de produção da uva Goethe. Na obra, oito pesquisadores da empresa trazem diversas indicações tecnológicas para auxiliar técnicos e produtores, desde o planejamento e implantação do pomar à elaboração dos famosos vinhos. O lançamento da publicação será às 16 horas, na Estação Experimental de Urussanga, acompanhada por uma degustação de vinhos e espumantes Goethe. “Esse manual representa um grande auxílio na tomada de decisão de viticultores e técnicos na expansão e na renovação dos vinhedos desta uva tão especial para os catarinenses”, ressaltou o organizador da obra, Emílio Della Bruna. O vinho da uva Goethe ganhou identidade própria nos vales dos rios Urussanga e Tubarão, no Sul do Estado, e em 2011 transformou-se na primeira Indicação Geográfica de Santa Catarina (IG). Os fatores climáticos e geográficos do território, somados às características culturais dos povoadores vindos do norte da Itália, onde os vinhos brancos aromáticos são tradicionais, formaram a tipicidade do vinho Goethe da região. O registro da IG abrange Urussanga, Pedras Grandes, Morro da Fumaça, Cocal do Sul, Nova Veneza, Içara, Treze de Maio e Orleans.

Segundo Della Bruna, nos Vales de Uva Goethe, onde se tem Indicação Geográfica, é necessário ter um padrão único de produção de uva e de vinho para garantir a qualidade aos consumidores. O manual é composto de 12 capítulos e contempla desde a história da criação do cultivar Goethe, o clima para produção, o solo, adubação, plantio, condução, as pragas e doenças, e ao final um capítulo dedicado a técnicas de vinificação. “É uma publicação que realmente vai dar a todos os produtores de uva um protocolo a seguir para ter uma uva de qualidade”, reforçou o pesquisador.

Primeira indicação geográfica de SC O vinho Goethe, com seu frescor e aroma diferenciado, traz as marcas da imigração italiana no sul de Santa Catarina, onde essa variedade se adaptou, mostrou-se produtiva e conquistou o paladar da população local e do restante do país, tornando-se um dos símbolos culturais da região. Esse saber-fazer dos imigrantes italianos naquela região catarinense, somado às características de clima, solo e relevo, rendeu a Santa Catarina a primeira Indicação Geográfica.

A certificação é concedida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e atesta que um produto só tem aquelas características porque é produzido de determinada forma, ou porque tem notoriedade na produção. As outras quatro IG de SC são da Banana da Região de Corupá, do Queijo Serrano, dos Vinhos de Altitude e do Mel de Melato da Bracatinga.

Por intermédio da Epagri, o Governo do Estado de Santa Catarina participou de todo o processo de conquista da IG. Hoje, a região é conhecida nacionalmente por seus vinhos e espumantes, o que vem alavancando ainda mais o turismo da região ano após ano. “A busca constante pelo aperfeiçoamento é primordial para o sucesso do setor. Com essa obra, reiteramos o apoio aos produtores da uva Goethe, atendendo mais uma de suas demandas”, afirmou a presidente da Epagri, Edilene Steinwandter.


Serviço:
O que: lançamento do livro “Manual de produção da uva Goethe”
Onde: Estação Experimental da Epagri em Urussanga, situada à Rodovia SC 108 – Km 353,1563 –  Bairro Estação,  Urussanga – SC
Quando: 28 de julho, às 16h
Como adquirir o livro: a obra está disponível para livre download no site da Epagri, clique aqui.

Mais informações e entrevistas: Emílio Della Bruna, organizador da obra, pelo telefone: (48) 98866-0500

Fonte: Clicsc

Geral

Luta entre cobra mais venenosa e maior cobra do mundo acaba sem vencedora; veja

Em uma luta entre uma naja-rei – a cobra mais venenosa do mundo – e uma píton, a maior cobra do mundo, quem termina como vencedor?

Geral

Defesa Civil emite alerta de temporais e descargas elétricas neste sábado em Santa Catarina

A tempestade surge da combinação de umidade e temperaturas elevadas

Geral

Chuvas fortes fazem jazigo desmoronar e cair em terreno ao lado de cemitério

Segundo informações, o incidente ocorreu por conta de uma escavação no terreno ao lado

Geral

Caminhoneiro morre após cair em ribanceira de 100 metros na SC-418

Quando as equipes dos Bombeiros Voluntários chegaram no local, o motorista já estava morto

Geral

Apesar das chuvas dos últimos dias, efeitos da estiagem persistem em SC

Do Oeste ao Litoral Sul, os volumes registrados na primeira quinzena de setembro variaram de 60 a 100 mm, com acumulados pontuais que superaram 125 mm

Mais notícias

Segurança

Bebê com hematoma é levado morto para UPA de SC e pais são presos em flagrante

Pai da criança, um homem de 19 anos, relatou que a esposa, 17, deixou o bebê com ele para comprar um lanche

coronavirus

Coronavírus em SC: Estado confirma 1.169.031 casos e 19.075 mortes

Na comparação com o boletim anterior, diminuiu em 26 o número de casos ativos e há 8 óbitos adicionais