keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Escolas de Itajaí terão agentes mirins de combate à dengue

Projeto da Secretaria de Saúde começou neste mês em 10 unidades escolares do Município

X

Alunos de Itajaí serão agentes mirins de combate à dengue para multiplicar informações preventivas nas comunidades escolares. Promovido pelo Município, por meio da Secretaria de Saúde, o projeto pioneiro na região começou neste mês em 10 escolas da rede municipal de ensino. A intenção é atender 37 unidades até 2023 e fortalecer as ações de combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti.

A primeira etapa do projeto iniciou com uma capacitação para professores de escolas de Ensino Fundamental da cidade, com o tema “Mobilização para o Enfrentamento ao Aedes aegypti e seus Agravos”. O curso ocorreu de forma virtual e abordou aspectos clínicos, epidemiológicos e entomológicos do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika, além de dados e atitudes preventivas.

A intenção da Secretaria de Saúde é implantar o projeto com alunos de 10 a 12 anos. As primeiras dez escolas contempladas com a iniciativa são: Centro Educacional de Cordeiros, E.B. Antônio Ramos, E.B. Arnaldo Brandão, E.B. Avelino Werner, E.B. Elias Andaime, E.B. Francisco Celso Mafra, E.B. Gaspar da Costa Moraes, E.B. José Fernandes Potter, E.B. Maria Dutra Gomes e E.B. Pedro Paulo Rebello.

Neste ano, duas unidades receberão cartilhas, folders, camisetas, bonés e outros materiais de divulgação para dar início ao projeto. O foco da iniciativa é oferecer subsídios aos educadores para que trabalhem e disseminem o tema em sala de aula, em conjunto com a equipe da Secretaria de Saúde, instruindo os alunos de forma que aprendam uma abordagem preventiva em relação ao tema.

“O objetivo é que professores e alunos sejam multiplicadores de todas as informações adquiridas durante a aplicação do projeto, compartilhando com a comunidade escolar e orientando sobre como agir no combate ao Aedes aegypti. Queremos que os estudantes sejam verdadeiros agentes mirins de combate à dengue, mais conscientes e comprometidos com o meio ambiente e a saúde pública”, destaca Lúcio Vieira, coordenador do Programa de Controle da Dengue de Itajaí.

O projeto Agente Mirim de Combate a Endemias é promovido pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica e Gerência de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde de Itajaí, em parceria com a Secretaria de Educação. A iniciativa é financiada com recursos da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA). 

Cidades

Agentes mirins de combate à dengue participaram de primeira ação prática em Itajaí

Atividades aconteceram, sábado (09), no entorno da Escola Básica Gaspar da Costa Moraes

Cidades

Itapema terá “Dia D” de Multivacinação para crianças e adolescentes

Estarão disponíveis as doses dos 18 agentes imunizantes que compõem o Calendário Nacional de Vacinação da Criança e do Adolescente

Cidades

SINE de Itapema tem 119 vagas de empregos disponíveis

Os interessados podem ir pessoalmente no SINE (R. 230, 498)

Cidades

Vídeo: Chuva segue em boa parte do Estado até a próxima quarta-feira

A previsão do tempo não é nada animadora para quem já está cansado das últimas três semanas de chuva em Santa Catarina. Segundo a Epagri Ciram, em boa parte do Estado o sol não dará […]

Mais notícias

Segurança

Cachorrinho é sequestrado por bandidos em Jurerê Internacional em Florianópolis

Animal foi levado pelos bandidos, que também roubaram relógio, brincos e um computador

Segurança

Adolescente que confessou ter matado pai a facadas pediu para ir ao velório

Pedido foi negado na Justiça; No documento, juiz diz, ainda, que, “ao desferir as facadas como fez, ela já se despediu do pai”