Escritor André Carvalhal lança sexto livro em Florianópolis
Livro "A Marca Imita a Vida" desvenda, dos fundamentos às estratégias, o processo de construção de uma carreira com propósito, ajudando o leitor a entender o que diferencia uma marca pessoal memorável de uma comum
Em tempos no qual marcas buscam se humanizar e pessoas estão se tornando marcas, “A marca imita a vida – Como deixar a sua marca no mundo” (Ed. Estação das Letras e Cores), o sexto livro de André Carvalhal, desvenda o processo de construção de uma carreira com propósito, abordando desde os fundamentos até as estratégias. Carvalhal fala sobre novos formatos de carreira, sobre a importância de uma marca pessoal com valores bem definidos e uma comunicação eficaz. E, acima de tudo, tem a intenção de ajudar a revelar o propósito de cada pessoa – o elemento que diferencia uma marca memorável de uma comum.
Em Florianópolis o livro foi lançado no evento de comemoração dos 13 anos do IDIT, no último dia 20 de novembro, no ambiente Casa Floripa by Dimas, na CASACOR/SC. O evento é uma realização do IDIT com apoio da Dimas Construções.
A iniciativa de escrever a obra parte, mais uma vez, do olhar atento e cuidadoso que Carvalhal tem sobre os comportamentos e movimentos contemporâneos. “Eu sempre escutei as pessoas falando que usavam os meus livros de branding, o ‘A Moda Imita a Vida’ e o ‘Moda Com Propósito’, para auxiliar na construção das suas marcas pessoais e orientar as suas carreiras. Foi quando eu comecei a perceber que, desde que eu escrevi esses livros, as marcas organizacionais passaram por um processo de humanização, procurando um lugar nas redes sociais, um tom de voz, uma personalidade, uma causa. E, ao mesmo tempo, as pessoas começaram, por conta das redes sociais e as plataformas de autopublicação, a se tornarem marcas também. Então, por isso, depois de quase 10 anos, eu decidi fazer essa releitura do meu primeiro livro, focando agora na construção de carreiras e de marcas pessoais”, explica o autor.
Novas oportunidades de comunicar
Dentre tantas coisas, André Carvalhal observou como as redes sociais e as plataformas de autopublicação ampliaram a possibilidade de comunicação, trazendo uma série de ganhos pessoais e profissionais para as pessoas. “Profissionalmente é uma forma de gerar novos negócios, de alcançar novas pessoas, de estabelecer um posicionamento. E, com isso, criar uma carreira, traçar uma carreira mais alinhada com as necessidades e as possibilidades que existem no mundo hoje. Agora, a forma de fazer isso vai variar de pessoa para pessoa. E a intenção deste livro é mostrar também quais são as possibilidades e como descobrir o que cada um pode fazer”, enuncia, reforçando que a leitura é válida para todas as pessoas, independente do perfil profissional.
“O livro fala sobre a importância de traçar um caminho único, de encontrar um caminho de autenticidade, de criar conexões reais, não somente conteúdos em redes sociais, informar a comunidade e promover encontros. Eu me tornei independente de empresas e de organizações, criando a minha própria marca com o meu nome. E me transformando num escritor-professor, um escritor-comunicador, um escritor-consultor, ampliando as possibilidades de escrita para caminhos que nem eu mesmo imaginava quando eu sonhava escrever”, afirma André.
A quem a obra é indicada:
O livro é dedicado a profissionais liberais de todas as áreas, empreendedores, pessoas que trabalham em organizações e influenciadores/criadores de conteúdo. Não é um livro específico para quem quer trabalhar com internet e redes sociais, mas se vale das evoluções e aprendizados surgidos com a revolução digital e as ferramentas de autopublicação. “E eu adaptei a metodologia de trabalho que lá atrás eu utilizava para marcas organizacionais, para empresas, e comecei a aplicar essas estratégias e esse pensamento para mim e para a minha carreira. E consegui organizar uma metodologia orientada para a marca pessoal, que é o que eu apresento neste livro”, ressalta.
“Todos os profissionais precisam estar nas redes sociais?”, “Quais os novos formatos de trabalho e carreira?”, “Como equilibrar propósito e ganhos financeiros?”, “Qual a melhor plataforma de atuação?”, “Como encontrar um propósito?” – estas são algumas perguntas que o livro procura responder.
Davi Paes e Lima é jornalista profissional (2874 - SC) desde 2006. É especialista em Comunicação Empresarial e atua na área de Assessoria de Comunicação há 20 anos, desde 2003 - além de ter passagens por veículos especializados. Desde 2020 está à frente da Paes e Lima Comunicação, agência boutique com base em Florianópolis. No associativismo é diretor de eventos da Associação Catarinense de Imprensa (2023/2026). Colabora com notícias corporativas para o portal ClicSC desde 2022.