keyboard_backspace

Página Inicial

Política

Esplanada: Reforma ministerial deve aumentar a presença do Centrão no governo federal

Leia na Coluna Esplanada de hoje direto de Brasília

X
Siga-nos no google-news

Dança das cadeiras

A reforma ministerial é tida como certa na Esplanada em meio às articulações do Planalto para emplacar os sucessores dos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP). Além das trocas dos atuais titulares, à mesa estão negociações e conversas para a recriação de ministérios. A dança das cadeiras deverá ampliar a presença de políticos indicados pelo Centrão no governo. O bloco, apoiado por Bolsonaro, tem o deputado Arthur Lira (PP-AL) como candidato à sucessão na Câmara.

Cobiça

Um dos cargos mais cobiçados pelo Centrão é a articulação política do Planalto, ocupada atualmente pelo general Luiz Eduardo Ramos. A possível troca de Ramos por um político não agrada à ala militar do governo.

Cota

Outra pasta da cota militar também está em negociação com os congressistas. Chefiado pelo almirante Bento Albuquerque, o Ministério de Minas e Energia poderá ser ocupado por Davi Alcolumbre.

Rumo  

O presidente do Senado tenta consolidar a candidatura do colega Rodrigo Pacheco (DEM-MG) para sucedê-lo, antes de definir qual rumo tomará na Esplanada. Também estão no radar de Alcolumbre a Secretaria de Governo e o Ministério do Desenvolvimento Regional.

Esporte

A articulação do Planalto na Câmara para derrotar o grupo de Rodrigo Maia (DEM-RJ) passa pela possível recriação de pelo menos duas pastas – do Esporte e da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.

Aliança    

Após decidir – com maioria apertada – pelo apoio à candidatura de Baleia Rossi (MDB-SP), o Partido dos Trabalhadores, maior bancada na Câmara, justificou que a aliança “se dá exclusivamente em torno da eleição da Mesa Diretora”. Um recado a Rodrigo Maia (DEM-RJ), que tem defendido um projeto suprapartidário para as eleições de 2022.

Ato

Com a presença do PT e das outras legendas de oposição, a candidatura de Rossi será oficialmente lançada hoje em ato na Câmara. Os 23 deputados petistas que votaram contra o apoio ao emedebista estão alinhados à ex-presidente Dilma Rousseff, resistente à aliança por causa do impeachment que a derrubou em 2016.

Campanha

No Senado, uma ala do MDB defende a antecipação da escolha do nome do partido para a disputa à sucessão de Alcolumbre. Isso porque Rodrigo Pacheco (DEM-MG) já está em campanha. Quatro senadores emedebistas são potenciais candidatos e, por ora, a definição do partido está prevista para o fim de janeiro.

Centrais

Dirigentes das principais centrais sindicais vão procurar os candidatos à presidência da Câmara e do Senado para pedir aprovação da PEC da Reforma Sindical. Outra prioridade, definida na primeira reunião das entidades, é a defesa de um programa de vacinação universal, gratuita e sob coordenação do SUS.

Doses  

A importação pelo Brasil de doses de imunizantes contra o Covid-19 encontra-se em estágio avançado, com previsão de entrega nos próximos dias. Segundo o Itamaraty, não há qualquer tipo de proibição oficial para exportação da vacina produzida por farmacêuticas indianas.

Registro

A Fundação Oswaldo Cruz teve autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária para importar 2 milhões de doses da vacina fabricada pelo Instituto Serum da Índia. O pedido de registro do imunizante deve ser formalizado nesta semana pela Fiocruz.

Queda

As vendas de veículos novos registraram queda de 26,2% em 2020 na comparação com 2019, conforme dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). É a maior retração desde 2015. Para este ano, a Federação projeta  crescimento de 16% nas vendas de veículos novos.

Sobre o autor:
Silvio
Silvio Matheus
Silvio Matheus é jornalista. Estudou jornalismo na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e trabalhou como Assessor de Imprensa da Prefeitura de Itapema, Assessor da Câmara de Vereadores de Itapema e editor do jornal diário O Atlântico. Desde 2019 trabalha como jornalista, editor e filmmaker no site de notícias ClicSC.
Política

Morre Paulo Konder Bornhausen, ex-político de SC e empresário

Paulo iniciou sua carreira política como deputado estadual em 1954

Política

Lei que amplia a isenção de IPTU para pessoas com doenças crônicas é sancionada em Itapema

O Projeto de Lei nº 134/2024 foi aprovado pela Câmara de Vereadores nesta semana

Política

Ministro Alexandre de Moraes revela planos de atentado contra sua vida

Ministro fez revelações chocantes sobre os planos dos golpistas de 8 de janeiro

Política

Bancada do Vale do Itajaí destina R$ 18 milhões para auxiliar cidades impactadas pelas enchentes

A verba pode ser destinados tanto para ações de combate às cheias como para outras áreas, como saúde, educação e infraestrutura

Mais notícias

Geral

Chuva de meteoros Líridas terá pico nesta segunda-feira (22)

O melhor momento para observação do fenômeno será por volta das 4h da manhã

Segurança

Mulher morre afogada na Praia da Pinheira em Palhoça

O Corpo de Bombeiros iniciou o trabalho de reanimação, mas a vítima não resistiu