keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Estação de Tratamento de Água de Penha produziu 100 milhões de litros em 40 dias

Cem milhões de litros de água. Esta é a quantidade tratada e distribuída pela Estação de Tratamento de Água (ETA Penha) à cidade entre os dias 22 de dezembro de 2020 e 2 de fevereiro […]

X

Cem milhões de litros de água. Esta é a quantidade tratada e distribuída pela Estação de Tratamento de Água (ETA Penha) à cidade entre os dias 22 de dezembro de 2020 e 2 de fevereiro de 2021. O volume total, que corresponde a cerca de 40 piscinas olímpicas (média de 2, 5 milhões de litros), é ainda mais expressivo em um período marcado pelo combate à pandemia.

Localizada no bairro Santa Lídia, a ETA tem capacidade para tratar 70 litros por segundo e é uma alternativa para ampliar o fornecimento de água nos períodos de alto consumo, *sem dispensar o volume recebido do rio Piçarras, que é o principal manancial para o abastecimento do município. Além de construir a estação, a Águas de Penha implantou uma adutora de 5 quilômetros ligando a ETA ao reservatório do Mariscal, entregue pela concessionária em 2019.

Gabriel Buim, diretor executivo da Águas de Penha, explica que a ampliação na oferta de água aos moradores do município é um dos indicadores que refletem os ganhos que a cidade teve no abastecimento com a construção da ETA Penha. “O resultado em escala operacional passa por investimentos consolidados de R$ 9 milhões investidos na estação de tratamento”, acrescenta. O período de apenas 75 dias para a construção da ETA é considerado recorde para este tipo de engenharia.

Consumo consciente

Apesar do reforço na estrutura, a concessionária alerta para a importância do consumo consciente, o que não significa deixar de usar o recurso, mas repensar as formas de uso. Evitar desperdícios, reduzir o consumo sempre que possível, fazer a captação da água da chuva e reaproveitar a água cinza gerada pelo chuveiro e pela máquina de lavar roupas são algumas atitudes que podem ser tomadas por moradores e visitantes. “Essas são formas de poupar a água potável do planeta e de ajudar a preservar os mananciais, além de contribuir para uma temporada mais tranquila em Penha”, finaliza Buim.

Cidades

Vereador de Itapema propõe instalação de “Botão do Pânico” nas escolas Municipais

A intenção é possibilitar maior agilidade para a chegada da Polícia em caso de emergência

Cidades

Projeto Movimento pelo Saber é lançado em Itapema e promove aulas no contraturno escolar

Iniciativa já está contemplando mais de mil alunos do Ensino Fundamental, das turmas de 2º ao 9º ano.

Cidades

Porto Belo conclui licitação para pavimentação do Morro de Zimbros

Para definir a empresa foi realizada uma concorrência pública, que resultou na contratação da empresa Qualidade Mineração Ltda.

Cidades

Saúde lança projeto Doce Espera para atender gestantes

Prefeita Nilza Simas acompanhou as atividades e destacou a importância do projeto

Cidades

Trabalhador é soterrado durante obra de tubulação

O trabalhador apresentava dores do lado direito do tórax e tinha um corte lacerante na parte direita do rosto

Mais notícias

Segurança

Dez pessoas são presas em operação da Polícia Civil em SC

São apurados crimes de tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo, corrupção de menores, entre outros. Durante a apuração algumas pessoas já haviam sido presas e drogas apreendidas.

Segurança

Grupo responsável por furtos de residências é preso no Vale do Itajaí

A Polícia Civil apurou que o bando foi responsável por oito furtos, gerando ao total prejuízo de R$ 600 mil às vítimas.