keyboard_backspace

Página Inicial

coronavirus

Estado de SC investiga 72 casos da nova variante do coronavírus

Os casos foram identificados nos municípios de Florianópolis, São José, Palhoça, Governador Celso Ramos e São José

X
Foto: Andreas Gebert/Reuters

A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES/SC), por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde (SUV), confirma a identificação de mais 72 amostras compatíveis com a Variante de Preocupação (VOC) P.1 do SARS-CoV-2, conhecida como a variante brasileira.

Foram selecionadas aleatoriamente 87 amostras coletadas pelo laboratório Santa Luzia/DASA em Santa Catarina entre os dias 26 e 27 de fevereiro de 2021. Destas, 72 amostras testadas (82.8%) correspondem à variante P.1. Esta análise é fruto de parceria interinstitucional para vigilância genômica em Santa Catarina.

Os casos foram identificados nos municípios de Florianópolis (54), São José (11), Palhoça (5), Governador Celso Ramos (1) e São José (1), sendo que, 41 casos são do sexo feminino e 28 do sexo masculino, entre as faixas etárias de 10 anos: 1 caso, 10-20: 4 casos; 20-40: 36 casos; 40-60: 24 casos e acima de 60 anos: 7 casos.

Além das 72 amostras identificadas para P.1, nos dia 22 de fevereiro e 05 de março, a SES/SC foi informada pelos laboratórios do grupo DASA (Diagnósticos da América) da identificação de um total de 47 casos suspeitos de infecção pela variante B.1.1.7, conhecida como variante britânica, em residentes da região da Grande Florianópolis (46 casos) e 01 (um) residente em Joinville. Desse total, nove amostras foram encaminhadas para o laboratório da Fiocruz para realização do sequenciamento que pode confirmar a circulação da variante britânica no estado.

O DASA (Diagnósticos da América S.A.) adota para a identificação das variantes duas metodologias: RT-qPCR com múltiplos alvos (THERMO®), que consegue discriminar a variante B1.1.7, cujas amostras apresentam caracteristicamente o S-dropout (não amplificação do gene S). A outra metodologia adotada foi desenvolvida pelo Instituto de Medicina Tropical da USP em parceria com a Universidade de Oxford na Inglaterra, que, com um par de primers e 1 sonda, detecta uma deleção no gene nsp6 que é comum às 3 VOC (B.1.1.7 – UK; B.1.351 – África do Sul e P.1 – Brasileira). Desta forma, usando uma combinação dos dois ensaios é possível inferir qual a variante do SARS-CoV-2 é a causadora da infecção naquele paciente, uma vez que até o momento não temos a circulação no país da variante B.1.351 – da África do Sul.

Casos confirmados pela FIOCRUZ
Até o dia 13 de março, Santa Catarina tinha confirmados por sequenciamento de genoma 22 casos da Variante de Preocupação (VOC) P.1 do SARS-CoV-2, sendo 12 autóctones (com transmissão dentro do estado) e 10 importados.

Todos os casos foram confirmados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN/SC), seguindo o fluxo da vigilância genômica nacional, o qual encaminhou as amostras para o Laboratório de Referência Nacional para Santa Catarina – a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) do Rio de Janeiro, que realizou o sequenciamento genômico e encaminhou os resultados.

Casos confirmados pela UFSC
O Laboratório de Bioinformática da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foi reconhecido pelo Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN/SC) como centro colaborador no projeto de pesquisa de sequenciamento genético do coronavírus. Essa parceria contribui para o enfrentamento da pandemia de COVID-19, em benefício da população do nosso Estado.

O Laboratório de Bioinformática da UFSC realizou sequenciamento genômico de 06 amostras que apontam a identificação da variante P.1 (brasileira) e 01 da variante B.1.1.7 (Reino Unido), proveniente de uma pessoa com histórico de viagem para a Europa, podendo ser classificado como um caso importado.

Um total de 04 (quatro) amostras sequenciadas pela UFSC foram encaminhadas para a Fiocruz-RJ, que já confirmou os resultados, servindo então para certificar o laboratório como centro colaborador.

Outro números
Santa Catarina encaminhou 329 amostras para sequenciamento genômico na FIOCRUZ-RJ até 13 de março, das quais 142 foram sequenciadas e 187 aguardam processamento. Das amostras sequenciadas, foram identificadas 10 linhagens distintas, a saber: B.1, B.1.1.1, B.1.1.143, B.1.1.28, B.1.1.29, B.1.1.33, B.6, P.2, e duas VOC, a P.1 e a B.1.1.7.

Fonte: Clicsc

coronavirus

SC receberá mais de R$ 20 milhões para Centros de Atendimento Covid

Os recursos destinados para os 99 municípios serão para as competências financeiras de abril a junho.

coronavirus

SC confirma 45 novos casos da variante brasileira e dois casos novos casos da variante do Reino Unido

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC) reforça que os cuidados de prevenção à Covid-19 devem ser adotados por toda população catarinense para redução da transmissão do coronavírus.

coronavirus

Santa Catarina ultrapassa 12 mil mortes por coronavírus

Casos de infecção pelo novo coronavírus já foram confirmados em todos os 295 municípios de Santa Catarina.

coronavirus

Coronavírus em SC: Matriz de Risco aponta quatro regiões em estado grave e 12 em nível gravíssimo

No último boletim, divulgado em 03 de abril, apenas a região de Xanxerê encontrava-se no nível grave, as demais estavam em estado gravíssimo

coronavirus

Integrantes das forças policiais começam a ser vacinados nesta sexta-feira em Florianópolis

Os profissionais que serão imunizados já receberam contato prévio sobre a data, local e horário da aplicação da dose.

Mais notícias

Utilidade Pública

Procon de São José atende com agendamento prévio

A medida é necessária para evitar aglomeração de pessoas, sendo que o atendimento deve ser marcado pelo Whatsapp (48) 98477-7790

economia

Consumo de gás natural em Santa Catarina cresceu 8,5% em março

Entre os setores que utilizam gás natural, o destaque no consumo foi a indústria

Cidades

Audiência Pública discute LDO e PPA em Porto Belo

A Lei de Diretrizes Orçamentárias, - LDO, estabelece as metas e prioridades da Administração Pública para o exercício financeiro seguinte, orientando a elaboração e execução do Orçamento