Cinco pessoas foram presas em flagrante na manhã desta quinta-feira (27) em Itajaí, acusadas de aplicar o golpe do bilhete premiado em uma idosa em Florianópolis e causar um prejuízo de R$ 110 mil.
A quadrilha foi identificada e monitorada pela Polícia Civil após o golpe realizado em Florianópolis, no dia 6 de julho. As investigações apontam que o grupo passou por outras cidades, incluindo Blumenau, antes de ser localizado em Itajaí.
A abordagem policial aconteceu enquanto a quadrilha estava prestes a aplicar o golpe em outra vítima. Um homem de 81 anos era conduzido ao banco em um dos carros dos criminosos quando a polícia realizou a prisão em flagrante. O delegado Paulo Hakim, da Delegacia de Combate a Estelionatos da Capital, detalhou que a quadrilha era formada, em sua maioria, por gaúchos, mas um dos integrantes era de Balneário Camboriú e acabara de sair da cadeia.
Os criminosos tinham um modus operandi bem definido e diariamente escolhiam a cidade em que iriam atuar. A prática do golpe do bilhete premiado consiste em enganar pessoas, geralmente idosas, convencendo-as a acreditar que ganharam um prêmio e, para recebê-lo, precisam entregar dinheiro ou objetos de valor como garantia. O grupo também utilizava documentos falsos em suas ações.
Os cinco integrantes da quadrilha foram presos em flagrante pelos crimes de estelionato tentado, associação criminosa e uso de documento falso. A audiência de custódia está marcada para a tarde desta sexta-feira (28), quando serão definidas as medidas judiciais a serem tomadas em relação aos acusados.