keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Estiagem exige economia de água no Oeste e Meio Oeste de Santa Catarinas, diz Casan

A orientação da Companhia é de que a água seja usada da forma mais racional possível, evitando-se especialmente ações como lavar calçadas, pátios e carros.

X

Diante da continuidade de falta de chuvas que vem desde o inverno e é predominante também nesta primavera, a Casan mais uma vez reforça a necessidade de economia de água especialmente nas regiões Oeste e Meio Oeste.
Um dos municípios mais prejudicados é São Miguel do Oeste, onde o abastecimento já é feito por meio de manobras operacionais de revezamento entre parte alta e baixa da cidade.

Estão também em monitoramento constante e os municípios de Anchieta e Chapecó (barragens de captação não extravasam mais), além de Concórdia, Cunha Porã, Dionísio Cerqueira, Formosa do Sul, Iporã do Oeste, Maravilha, Seara, Vargeão e Xaxim.

A orientação da Companhia é de que a água seja usada da forma mais racional possível, evitando-se especialmente ações como lavar calçadas, pátios e carros.

É preciso também atenção para atividades domésticas e de higiene pessoal. Estimativas indicam que aproximadamente 75% da água consumida numa casa são gastos nos banheiros.

Outra orientação importante é evitar banhos prolongados, já que o chuveiro é um dispositivo de consumo significativo de água. Estima-se que a cada minuto no banho há um consumo de 10 litros de água.

Dicas de uso responsável da água
:: Tome banhos mais breves.
:: Feche a torneira ao escovar os dentes e ao fazer a barba.
:: Não lave a louça com água corrente: passe rapidamente água nas louças, ensaboe os pratos e utensílios. Abra a torneira apenas para enxaguar.
:: Não lave roupa com água corrente.
:: Só ligue a máquina de lavar louça ou a de lavar roupa com capacidade total: o consumo é igual se ela não estiver cheia.
:: Não use água como vassoura. Em calçadas e áreas pavimentadas, primeiro varra a sujeira, depois lave com a utilização de um balde.
:: Não use mangueira, mas balde e pano para lavar o carro. E em épocas de estiagem evite lavar seu automóvel com grande frequência.
:: Reaproveite a água usada na lavação de roupas para outros fins, como lavar calçadas.
:: Não jogue água nas ruas: água não é pavimentação.
:: Regule a válvula de descarga: esse cuidado pode reduzir o consumo pela metade.

Fonte: Clicsc

Geral

Fort Atacadista lança “Operação Verão” em Florianópolis com atendimento 24h no estacionamento da loja

O “Fort Temporário Campeche” oferece atendimento 24 horas no estacionamento da loja, como uma solução para compras rápidas

Geral

“Temperatura pode atingir valores que as pessoas jamais experimentaram em suas vidas”, diz meteorologista

“Ondas de calor que marcam história e entram para a estatística como as mais intensas”, observa a meteorologista Estael Sias

Geral

Atenção: Fase mais intensa do calorão será no final de semana com recordes de temperaturas

Temperatura em algumas cidades deve atingir valores que as pessoas jamais experimentaram em suas vidas

Geral

Calor reforça pedido de uso consciente da água durante onda do calor

A previsão para Santa Catarina é de que o cenário de altas temperaturas e pouca chuva permaneça nos próximos dias. Por isso, a CASAN mantém o pedido para que a população faça o uso responsável […]

Geral

Grupo Pereira investe na valorização e reconhecimento dos colaboradores com o programa ‘Guardiões do Conhecimento’

A iniciativa, em fase piloto, promove a disseminação de informações para padronizar processos em todas as áreas das lojas Fort Atacadista e Supermercados Comper

Mais notícias

Segurança

Foragido por feminicídio em SC é preso no Paraná

Policiais civis da Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCAMI/PCSC) de Caçador, em conjunto com a Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Curitiba, cumpriram na tarde […]

Segurança

Polícia deflagra operação em combate ao tráfico de drogas em SC

Na manhã desta sexta-feira (21), a Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Divisão de Investigação Criminal (DIC/PCSC) de Joinville, em parceria com a Polícia Militar de Itapoá, deflagrou a Operação “Integração” na cidade […]