Desde o sábado, 26, a chuva não dá trégua em Santa Catarina e já contabilizou diversos estragos, algumas cidades, como Joinville decretaram situação de emergência. Um dos casos mais graves registrados no Estado foi um grande deslizamento de terra na BR-376, na noite desta segunda-feira, 28.
Segundo a Defesa Civil do Estado, o que provoca as fortes chuvas é uma circulação marítima intensificada por uma área de baixa pressão na atmosfera. As regiões que devem ser mais atingidas são o Litoral Norte, Médio e Baixo Vale do Itajaí e a Grande Florianópolis.
O alerta segue ao longo da semana, já que a previsão é que os temporais persistam até a chegada do fim de semana, começando a diminuir a partir de quinta-feira, 01.
DIVISA ENTRE SANTA CATARINA E PARANÁ
Até o momento, foram contabilizados pelo menos dez carros e cinco caminhões que foram soterrados por um deslizamento de terra na BR-376, na noite desta segunda-feira,28. A rodovia segue interditada nos dois sentidos.
Na manhã desta terça-feira, 29, uma morte foi confirmada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Equipes do Corpo de Bombeiros de outras cidades de Santa Catarina foram enviadas para trabalhar no socorro às vítimas. Além de drones e outros equipamentos tecnológicos, cães farejadores também atuam no resgate.
JOINVILLE
O maior município do Estado, Joinville, decretou situação de emergência nesta segunda-feira, 28. Diversos pontos da cidade registram alagamentos e chegaram a abrir três abrigos.
SERRA DONA FRANCISCA
Ainda no Norte do Estado, a Serra Dona Francisca foi interditada na noite desta segunda-feira após um barreira obstruir a pista no km 77,2 na BR-280, em Corupá.
O tráfego de veículos foi liberado em meia pista na manhã desta terça-feira, 29. A PRF monitora a região.
SERRA DO RIO DO RASTRO
Queda de barreira também foi registrada na manhã desta terça-feira na SC-390, na Serra do Rio do Rastro. A limpeza do local foi rapidamente iniciada e o trânsito não chegou a ser interrompido.
URUBICI
Em Urubici, município serrano, foi preciso realizar o resgate de duas pessoas na madrugada de domingo, 27, após ficarem ilhadas dentro de um veículo ao tentarem atravessar uma ponte. O casal foi encontrado pelos socorristas já fora do carro, eles se seguravam em uma cerca.
GRANDE FLORIANÓPOLIS
Ainda no domingo, 30 pessoas, entre elas crianças e adultos, foram resgatadas pelo Corpo de Bombeiros em um sítio, em Santo Amaro da Imperatriz, na Grande Florianópolis. A chuva aumentou o nível do rio e bloqueou estradas que davam acesso à região. Não houve registro de feridos.
AULAS CANCELADAS
Em Guaramirim, no Norte, e Rio dos Cedros, no Vale do Itajaí, as aulas continuam canceladas. Orientações e alertas foram divulgados para a população em caso de emergência.