Com menos de um ano de funcionamento, o Expocentro Balneário Camboriú Júlio Tedesco, em Balneário Camboriú (SC), está com 13 feiras calendário confirmadas em seu portfólio, dos mais variados segmentos como: variedades e utilidades, calçadista, vestuário, supermercadista, holístico, construção civil, moveleiro, veículos, armas, hoteleiro e insumos para o vestuário.
Para 2023 a palavra é otimismo, de acordo com a pesquisa semestral feita pela UFI (Associação Global da Indústria de Exposições), concluída em janeiro deste ano. Foram analisados dados de 367 empresas em 56 países e regiões.
Os resultados destacam uma perspectiva muito positiva para 2023, os níveis mais altos para o primeiro semestre de 2023 são esperados no Brasil. Quem abriu o calendário de feiras deste ano foi a MultiExpo. “Abrimos em maio de 2022 e terminamos o ano com 45 eventos e mais de 500 mil visitantes.
Para este ano, faremos uma prospecção no mercado externo de forma muito mais ostensiva. Nossa agenda de viagens será bem extensa, tanto no Brasil quanto no Mercosul, com o objetivo de captação de feiras de grande porte”, ressalta Cristine Fabbris, gerente comercial do Expocentro.
De acordo com a gerente comercial, o mercado de feiras está saindo dos grandes centros. “Hoje o mercado de feiras está com um foco regional, somos um eixo no meio de grandes estados do sul. Nosso equipamento é moderno e tem tanto a oferecer quanto os grandes centros. Temos diversos atrativos que vem contribuindo para conquistarmos tantas feiras, em tão pouco tempo de atividades”, comenta.
A executiva destaca o que tem chamado a atenção dos clientes são os diferenciais do equipamento como: o único espaço com um vão livre de 8.600 metros quadrados, pé direito de 14 metros, ar condicionado em todos os espaços- de pavilhões a salas modulares, parte elétrica toda aérea- que facilita a manutenção, deixa o tráfego da feira seguro e é o que tem de mais moderno atualmente.
Além da parte estrutural, o destino também tem atraído. “Percebemos que o mercado quer sair dos grandes centros, melhorar a experiência dos visitantes, oferecendo lazer e entretenimento. Temos uma grande rede hoteleira em toda a região, restaurantes, praias, equipamentos turísticos para as famílias e estamos próximos a dois aeroportos, o que facilita e conquista os clientes”, explica Luciana Paes, executiva de contas do Expocentro.
Agenda até 2027
No Expocentro a política de exclusividade por segmento respeita o semestre, e muitas feiras de calendário já estão confirmadas até 2027. “Para garantir a agenda os organizadores preferem fechar contratos longos. Temos acordos com as feiras, na grande maioria, até 2027, e ainda estamos recebendo mais demandas”, comenta Luciana.
Antes restrito apenas a um biotipo, atualmente o mercado de modelos conta com perfis diversos, fugindo dos estereótipos padrões, para atender todos os tipos de campanhas