Uma faixa com a inscrição “Proibido abandonar animais. Sujeito a cacete” chama a atenção em um terreno baldio na Avenida Emília Ramo, em Tijucas, na Grande Florianópolis. O local é conhecido por ativistas de proteção animal como um ponto frequente de abandono de cães. Em 2023, cerca de 50 animais já foram resgatados no local, segundo o departamento de Proteção e Bem-Estar Animal do município. As informações são de g1.
Júlio César Bucoski, diretor do departamento de Proteção e Bem-Estar Animal de Tijucas, destacou que o número de animais resgatados neste ano é preocupante. Em entrevista ao g1, ele afirmou que, apesar de não saber a autoria da faixa, fez questão de arrumá-la após o vento tê-la torcido.
Para combater o problema do abandono, a prefeitura de Tijucas realiza mutirões itinerantes de castração de animais. A ação visa diminuir o número de cães e gatos abandonados no município. Entre os meses de abril e junho, 130 animais foram castrados em Tijucas, sendo 85 só em junho, conforme relato de Bucoski ao g1.
O abandono de animais é uma prática ilegal e o departamento trabalha para conscientizar a população sobre a responsabilidade que envolve o cuidado com os animais. De acordo com o diretor, a castração é um dos métodos mais eficazes para evitar a reprodução descontrolada e, consequentemente, o abandono.
Em relação à faixa, a Polícia Civil iniciou investigações sobre os casos de abandono de animais na região. Segundo o delegado Aderlan Camargo, entrevistado pelo g1, a mensagem não se enquadra no crime de ameaça, uma vez que não há um destinatário específico.