keyboard_backspace

Página Inicial

Política

Fakenews: É falso que títulos de eleitores com mais de 70 anos estão sendo cancelados

O prazo para regularização eleitoral termina no dia 04 de maio

X
Fernanda Kleinebing/ Agência Adjori/SC de Jornalismo

Nas últimas semanas, notícias de que títulos de eleitores de pessoas com mais de 70 anos estariam sendo cancelados começaram a propagar pela internet. Entretanto, o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) esclarece que a notícia é falsa e que, na verdade, o voto para as pessoas nessa faixa etária é facultativo. Segundo o TRE-SC, mais de 400 mil pessoas, com mais de 70 anos, estão com a situação eleitoral totalmente regularizada.

“Não existe cancelamento por idade. Ainda que alguma pessoa com mais de 70 anos tenha ficado sem votar em alguma eleição, o voto é facultativo, então o título dela fica lá”, explica a secretária da Corregedoria Regional Eleitoral do TRE-SC, Renata Fávere. Ela esclarece que o cancelamento só ocorre em situações específicas, como fraude na documentação ou óbito, por exemplo.

Além disso, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) prorrogou a suspensão, por prazo indeterminado, para os eleitores que deixaram de votar nas eleições de 2020 e não apresentaram justificativa ou não pagaram a multa. Com a decisão, que considera a pandemia causada pelo coronavírus, os eleitores que não compareceram na votação de 2020, poderão votar normalmente este ano.

Renata explica que o TRE-SC possui grupos técnicos, formados por servidores especializados para combater as notícias falsas. “Sempre que é divulgada uma notícia falsa, esse grupo já levanta de imediato as informações e publica o esclarecimento pro eleitor”, finaliza.

Regularização eleitoral

O prazo para regularização eleitoral termina no dia 04 de maio. Até lá, os eleitores podem quitar as pendências com a justiça eleitoral, mudar o local de votação ou tirar a primeira via do título de eleitor. A regularização pode ser feita totalmente on-line, pelo site tre-sc.jus.br. Quem tiver dificuldade, pode ligar para o telefone 0800-647-3888, de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h. 

Fonte: Clicsc

Política

Jorginho Mello faz roteiro com entrega em Navegantes e litoral Norte de SC

Jorginho conversou com apoiadores e destinou uma emenda de R$ 400 mil para auxílio a assistência social do município de Navegantes

Política

Vereador de Itapema quer pagamento de ração para animais como forma de compensação ambiental

O Projeto de Lei já foi lido na Sessão e agora segue o trâmite pelas comissões legislativas

Política

Lula deve cumprir longa agenda em Santa Catarina até o fim de maio

Ainda não há data definida para a agenda, que pode ocorrer no final de semana de 21 de maio ou na semana seguinte

Mais notícias

Segurança

Bebê sofre traumatismo craniano após cair durante parto

A queda provocou traumatismo craniano, além de um quadro de hemorragia

Segurança

Filho do ex-presidente Lula é assaltado no trânsito

Dois aparelhos telefônicos e R$ 250 reais foram levados durante a investida