keyboard_backspace

Página Inicial

Tempo

Falta de água por causa de estiagem deixa sete cidades em estado de emergência

A falta de chuva prejudica os aquíferos e o nível dos rios, e há pelo menos um rio, no Oeste, que tem situação considerada de emergência

itá X
Foto: Prefeitura de Itá, divulgação
Siga-nos no google-news

Parte dos cerca de seis mil habitantes de Itá, localizada na fronteira entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul, está sofrendo com as graves consequências da estiagem persistente. Há escassez de água nas torneiras, nos chuveiros e até mesmo para beber, e os animais também estão sofrendo com a falta de nutrição, levando à morte de alguns. Como resultado, há um aumento no número de pessoas que procuram auxílio social e dependem de caminhão-pipa para abastecimento. 

O município é um dos sete que decretaram emergência devido às condições climáticas. A situação é ainda mais preocupante porque as previsões para os próximos meses não são animadoras.

Itá, que fica a cerca de 600 quilômetros de Florianópolis, orientou os moradores a usar a água de forma consciente, uma vez que a estiagem já faz parte do cotidiano da população desde 2020 e se agravou desde então. Além de Itá, Arabutã, Concórdia, Xavantina, Petriba, Arvoredo e Zortéa também decretaram emergência devido à falta de chuva, todas localizadas no Oeste do Estado.

De acordo com os meteorologistas da Epagri/Ciram, órgão responsável por monitorar as condições climáticas no Estado, as áreas mais afetadas são o Extremo-Oeste, Meio-Oeste e Planalto-Sul. A estiagem é explicada em parte pela ação do La Niña, fenômeno que consiste na diminuição da temperatura das águas do Oceano Pacífico, o que provoca chuvas intensas, porém mal distribuídas e abaixo da média esperada para o período, nas regiões afetadas.

O pesquisador de Hidrologia da Epagri/Ciram, Guilherme Miranda, usa o exemplo de Concórdia para explicar o déficit hídrico provocado pelo fenômeno climático. Durante todo o mês de janeiro, choveu 23,6 milímetros de chuva no município, quando o esperado era de 158 milímetros. O quadro de carência também foi registrado nas regiões citadas.

A falta de chuva prejudica os aquíferos e o nível dos rios, e há pelo menos um rio, no Oeste, que tem situação considerada de emergência, de acordo com o monitoramento da Epagri. As chuvas registradas não foram suficientes para recarregar os aquíferos e manter o nível dos rios dentro da normalidade, pois foram muito pontuais e mal distribuídas. Alguns municípios choveram acima da média e outros, ao lado, quase nada.

A previsão para o próximo trimestre não é animadora, uma vez que são esperadas chuvas abaixo da média e mal distribuídas, e escassas em alguns períodos. 

Em março, a chuva ocorre com mais frequência em áreas que já estão registrando volumes maiores, como a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte. Onde chove em maior quantidade, tem influência de outras condições que favorecem as chuvas, como a atuação de mais umidade vinda do mar, explica.

Fonte: NSC

Sobre o autor:
Natalía
Natalía Minich
Tempo

Ciclone extratropical deixa Santa Catarina em alerta para temporais

A previsão é de que o ciclone se intensifique a partir de quinta-feira (21)

Tempo

SC deve ter uma quarta-feira ensolarada

O clima segue estável até sexta-feira (15)

Tempo

Quarta-feira será marcada por temporais, alerta a Defesa Civil

Frente fria pode trazer granizo e ventos fortes nesta quarta

Tempo

Santa Catarina terá uma semana de contrastes no clima

Estado deve enfrentar nevoeiro, calor intenso e até granizo

Tempo

59 oportunidades de emprego são divulgadas pela Arteris

Vagas estão distribuídas em quatro estados

Mais notícias

Cultura e Lazer

Festival de Rock agita Beira-Mar de São José no próximo fim de semana

Evento Mundial Rock chega a sua quarta edição neste sábado (23) e domingo (24), com uma programação repleta de Rock N' Roll

Cotidiano

Mercado de modelos em Santa Catarina se destaca por revelar perfis diversos

Antes restrito apenas a um biotipo, atualmente o mercado de modelos conta com perfis diversos, fugindo dos estereótipos padrões, para atender todos os tipos de campanhas