keyboard_backspace

Página Inicial

Segurança

Falta de mão de obra na construção civil preocupa mercado imobiliário

Projeções indicam que o Brasil pode enfrentar um apagão de profissionais em uma década

X
Foto: Everton Palaoro/Visor Notícias
Siga-nos no google-news

A escassez de mão de obra na construção civil continua preocupando empresários e especialistas do mercado imobiliário. Projeções apontam que, em cerca de uma década, o país pode enfrentar um sério déficit de profissionais, especialmente nos canteiros de obras.

De acordo com a Sondagem da Construção da FGV, quase 30% das empresas consultadas destacaram a falta de mão de obra como uma das principais dificuldades. Atualmente, o setor emprega formalmente 2,8 milhões de trabalhadores, número 12% menor do que em 2010. Com a previsão de crescimento de 3% para este ano, o problema deve se agravar.

Um levantamento do SindusCon-SP, realizado pela Autodoc, revela o envelhecimento dos trabalhadores. A idade média passou de 38 anos, em 2016, para 41 anos, em 2024. Entre os mestres de obras, a média aumentou de 40 para 45 anos. Nos oficiais, de 37 para 40 anos, e entre os engenheiros, de 30 para 37 anos.

David Fratel, coordenador do Grupo de Trabalho de Recursos Humanos do SindusCon-SP, alerta para a falta de renovação com profissionais mais jovens. “A construção civil demanda esforço físico. Aos 40 anos, a vitalidade já não é a mesma”, diz Fratel.

Se nada for feito, o país pode enfrentar um apagão de mão de obra em breve. A escassez de profissionais já resulta no aumento dos preços dos serviços contratados e retrabalho devido à baixa qualidade.

*Supervisionado por Everton Palaoro

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Segurança

Motorista é esfaqueado após dar carona a desconhecidos

Carro da vítima foi roubado; suspeitos fugiram

Segurança

Operação bloqueia R$ 1,1 bilhão de quadrilha que atuava em SC e mais quatro estados

Além do bloqueio, a Polícia Civil de SC apreendeu nove veículos de luxo e três jet skis

Segurança

Operação da PF combate fraudes bancárias eletrônicas em Santa Catarina

A ação "Não Seja um Laranja 4" foi deflagrada na manhã desta quarta

Mais notícias

Grande Florianópolis

Confeitaria Júlia Cherem Doces Momentos lança cardápio de verão e celebra 2 anos de sucesso em Florianópolis

Toasts de salmão, cheesecake de limoncello e cookie pie de pistache estão entre as estreias do menu da doceria que é sucesso no centro da capital catarinense; a casa também já está aceitando encomendas para o Natal

Saúde

Médica de Florianópolis é capa da revista Território Mulher

Dra. Carol Berger aborda o impacto da autoimagem na saúde feminina e a importância da tecnologia como aliada nos cuidados com a pele