keyboard_backspace

Página Inicial

coronavirus

Faltaram mais de 600 mil doses para vacinar todos os adultos, diz Secretaria de Saúde

Apesar disso, a pasta afirma que a meta foi cumprida já que pelo menos 85% dos adultos receberam, pelo menos, a primeira dose

X
Julio Cavalheiro / Secom

No último dia do calendário de vacinação para adultos em Santa Catarina, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que as doses enviadas pelo Ministério da Saúde no período não foram suficientes para imunizar toda a população acima de 18 anos contra a Covid-19. Apesar disso, a pasta afirma que a meta foi cumprida já que pelo menos 85% dos adultos receberam, pelo menos, a primeira dose.

A partir de setembro, está autorizada a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos e a aplicação de dose de reforço (3ª dose) em idosos e imunossuprimidos que completaram o esquema vacinal há mais de seis meses. 

O calendário havia sido firmado no início de julho e a SES reiterava a possibilidade de cumprir a meta baseada nos contratos de entrega de vacinas entre o Ministério da Saúde e as farmacêuticas que produzem os imunizantes. 

“Não podemos dizer que não conseguimos cumprir o que foi pactuado entre estados e municípios. Apesar de dependermos do envio de novas doses por parte do Ministério da Saúde, já vacinamos 85% da população adulta com a primeira dose. Sem contar as doses que já foram aplicadas e ainda não foram registradas no sistema”, disse o  superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Eduardo Macário.

“Portanto, a meta foi superada pelos municípios e consideramos que a pactuação do Calendário foi cumprida, pois todos os municípios já ofereceram doses para a população adulta”, completou. 

Segundo a pasta, desde 17 de janeiro, foram enviadas ao Estado 8,25 milhões de doses de vacina contra a Covid. Destas, 7,93 milhões foram distribuídas aos municípios – o restantes está guardada para garantir a dose 2. De acordo com os dados do vacinômeto estadual, foram aplicadas 6,92 milhões de doses. 

A pasta diz que o Estado precisa receber mais 675.299 doses da vacina contra a Covid-19 para conseguir contemplar 100% da população com 18 anos ou mais com a primeira dose da vacina. “Sabemos que ainda existe um contingente populacional acima de 18 anos que ainda resta ser vacinado, mas para isso necessitamos que o Ministério encaminhe mais doses para completarmos a vacinação desse grupo”, destacou o superintendente.

A expectativa era receber, ainda nesta semana, doses suficientes para vacinar 100% da população adulta com a D1 e conseguir iniciar a aplicação da vacina nos adolescentes com idade entre 12 e 17 anos e a aplicação da dose de reforço nos idosos e imunossuprimidos. No entanto, na última distribuição, o Ministério enviou  110,7 mil doses, mas apenas para a aplicação da D2

Com relação à vacinação completa, com a aplicação das duas doses da vacina ou dose única, a cobertura vacinal da população adulta, neste momento, é de 38%. No entanto, a aplicação da segunda dose segue sem prejuízo algum em todos os municípios catarinenses. Sendo que, nesta quarta, 1º de setembro, o estado vai distribuir 263.170 doses que estavam armazenadas na Central Estadual de Rede de Frio para serem utilizadas como segunda dose.

Fonte: Clicsc

coronavirus

Vacinação em SC: Estado começa a distribuir doses para reforço em pessoas com alto grau de imunossupressão

Elas serão usadas para o início da aplicação da dose de reforço nas pessoas com alto grau de imunossupressão, com esquema vacinal completo a mais de 28 dias

coronavirus

SC reduz intervalo da Pfizer e mantém estratégia para adolescentes de 12 a 17 anos

As doses serão encaminhadas a partir da próxima segunda-feira, 20, e os municípios deverão organizar as estratégias de vacinação, considerando o novo prazo

coronavirus

Itajaí ultrapassa 95% da população adulta vacinada com a primeira dose contra a Covid-19

Mais de 160 mil pessoas com 18 anos ou mais já receberam pelo menos uma aplicação

coronavirus

Itapema vacina adolescentes contra a covid-19 nas escolas

Para garantir a imunização, os adolescentes devem se cadastrar no site da Prefeitura de Itapema

coronavirus

Santa Catarina completa 40 dias sem pacientes na fila por UTI covid

Santa Catarina conta hoje com 1515 leitos de UTI Adulto, sendo 959 destinados à pacientes de Covid-19

Mais notícias

economia

Gasolina mais barata do Brasil: Procon faz posto vender combustível a preço de custo em SC

Procon vai penalizar outros postos e obrigar estabelecimentos a vender gasolina por 24 horas a preço de custo

Geral

Defesa Civil emite alerta de temporais e descargas elétricas neste sábado em Santa Catarina

A tempestade surge da combinação de umidade e temperaturas elevadas