Em um vídeo divulgado nesta terça-feira (28), Hui Zhang, chinesa de 33 anos, faz um apelo ao governo brasileiro para que deixe ela e sua filha voltarem para o país.
Em outubro do ano passado, a chinesa, junto seu esposo brasileiro Luis Pablo Lassalle, de 44 anos e a filha do casal, Isabela, de um ano e meio, embarcaram para ao país asiático para passar parte das férias com os familiares de lá. A família voltaria para o Brasil no dia 25 de janeiro, no entanto, as duas não conseguem retornar.
Hui Zhang divulgou o vídeo onde, junto com a filha, fala sobre a situação na China. Zhang fala em inglês que espera que o governo brasileira faça o mesmo que outros governos, como os do EUA e Japão, e permita que ela volte para o país. Ela ainda afirma que está muito preocupada com o vírus e precisa ficar presa dentro de casa. “A cidade está fechada, sem aviões, sem trens, sem ônibus, nem carros. Todas as pessoas devem permanecer dentro de casa”.
Mãe e filha estão na cidade de Wuhan, o centro do surto de coronavírus. O marido de Zhang é ilustrador 3D e morador de Palhoça. Em entrevista para um jornal da região, ele afirma que sua mulher e sua filha estão ansiosas na China e se sentem presas.
O casal se conheceu em Wuhan. Pouco depois de Zhang descobrir sua gravidez eles voltaram para o Brasil, onde a filha Isabela nasceu. O casal mora há dois anos em Palhoça.
Alguns países, como Estados Unidos, Japão e Austrália já negociam com o governo chinês para a retirada de seus cidadãos. O presidente Jair Bolsonaro descartou a possibilidade de trazer os brasileiros que estão na região neste momento.
Até o momento, há confirmação de pouco mais de mais de 130 mortes em um universo de cerca de 5.500 infectados na China, onde começaram os primeiros relatos.