keyboard_backspace

Página Inicial

Economia

Fartura no mar: 3 mil tainhas são capturadas em Florianópolis

A praia da Lagoinha do Norte ficou lotada de peixes neste domingo (23) para a alegria dos pescadores locais

X
Foto: Reprodução/@pescadatainha
Siga-nos no google-news

Florianópolis celebra mais uma grande captura na temporada de pesca da tainha. No domingo (23), um lanço de 3 mil tainhas foi capturado na praia da Lagoinha do Norte, causando admiração entre os moradores locais e gerando alegria para os pescadores da região.

A pesca da tainha, que começou em maio, é uma tradição na cidade e tem uma importância significativa para a economia local. Segundo o Ministério da Pesca e Aquicultura, a atividade é permitida até o dia 31 de julho, com o objetivo de assegurar a sustentabilidade da espécie. Além disso, cada navio pesqueiro tem uma cota definida, bem como diretrizes para a realização da pesca artesanal.

Durante a temporada de pesca da tainha, certas práticas são permitidas em áreas específicas. O surf é permitido nas praias da Joaquina e Mole, enquanto na Lagoinha do Leste, praia do Matadeiro e praia da Armação é permitido até 500 metros do canto esquerdo da praia e até 500 metros à direita da entrada da praia do Moçambique.

Para garantir a segurança e a harmonia entre os surfistas e pescadores, as praias estão adotando um sistema de bandeiras. As bandeiras, instaladas diariamente pelos responsáveis pelos ranchos de pescas, indicam com cores verde e vermelha, respectivamente, a permissão ou proibição da prática de surf durante o período de pesca da tainha.

O governo estadual ressalta que a safra da tainha é de grande relevância para a economia catarinense. O peixe abastece restaurantes e peixarias, e serve como fonte de renda para milhares de famílias locais.

Segundo dados do tainhômetro da prefeitura de Florianópolis, até agora 243.681 tainhas foram capturadas na cidade. A praia da Lagoinha do Norte lidera com 50.534 peixes, seguida por Naufragados com 45.001 e Gravatá com 23.416.

Os números refletem o sucesso da temporada de pesca e a importância de manter práticas sustentáveis de pesca, garantindo que essa tradição continue a ser uma fonte valiosa de alegria e sustento para os habitantes de Florianópolis.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Redação
Redação ClicSC
Clicsc é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia de Santa Catarina fundado em 2017.
Economia

Grupo Pereira está entre os 20 maiores varejistas do Brasil e é líder em Santa Catarina

Companhia, que comanda redes como o Fort Atacadista, alcança a 16ª posição no ranking das 300 maiores empresas do varejo brasileiro

Economia

Crescente movimentação em portos catarinenses aumenta procura por centros logísticos

No ritmo de crescimento em 2024, a NDI Log, localizada em Barra Velha, prevê alta de até 40% no segundo semestre

Economia

Governo de SC arrecada R$ 4,3 bilhões em junho e registra alta real de 8,4%

No entanto, foi a primeira vez no ano em que o indicador não ultrapassou a marca dos 10%

Economia

Venda de veículos em SC tem crescimento que supera média do país

Os números são referentes ao primeiro semestre de 2024

Economia

Balneário Camboriú e Itapema são metros quadrados mais caros do país

Quatro cidades de Santa Catarina ocupam o top 5 na pesquisa FipeZap do mês de junho

Mais notícias

Geral

Fort Atacadista celebra Semana Farroupilha com eventos em Lages e Chapecó neste sábado (21)

Comemoração terá costelaço, mateada, apresentações musicais e danças típicas, a partir das 10h, na lojas da rede em Lages e Chapecó

Eventos

Bella Experience: o maior evento de revelação de talentos do Brasil chega a Santa Catarina em outubro

O evento será realizado na Arena Opus, em São José, no dia 5 de outubro, e reunirá grandes nomes do mercado da moda e do entretenimento