keyboard_backspace

Página Inicial

Sem categoria

FATMA indica 13 pontos próprios para banho em Balneário Camboriú

Os únicos dois pontos que estão impróprios para banho é o Pontal Norte e a Lagoa de Taquaras, na Praia de Taquaras.

Siga-nos no google-news

Chegou o verão, época de aproveitar as praias de Balneário Camboriú. E na quinta-feira (21), a Fundação do Meio Ambiente (FATMA) divulgou o terceiro relatório de balneabilidade da temporada 2017/2018. Dos 15 pontos verificados na cidade pela FATMA, 13 locais estão próprios para banho. O resultado positivo dos pontos é o mesmo dos últimos cinco relatórios divulgados pela fundação.

Os únicos dois pontos que estão impróprios para banho é o Pontal Norte e a Lagoa de Taquaras, na Praia de Taquaras. Para reverter essa situação nesses dois locais a Prefeitura, por meio da Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú (EMASA) e a Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM), está executando ações que melhorem a balneabilidade.

Uma dessas ações é a revitalização do Rio Marambaia, que deságua no Pontal Norte. A primeira etapa, que iniciou em 14 de novembro e finalizou no dia 16 de novembro, retirou com o auxílio de máquina escavadeira hidráulica quase 1.200 metros cúbicos de lixo, entulho e areia fétida, o equivalente a 120 caminhões. A partir do início de 2018, serão instaladas unidades de aeração em três pontos do Rio Marambaia, que aumentará a oxigenação da água do rio através de pequenas bolhas de ar.

De acordo com a diretora técnica da EMASA, Roberta Orlandi, o rio está sendo limpo e desobstruído, não havendo nenhuma ação de tratamento da água neste momento. “Não há ocorrência de alterações e nem mesmo estavam previstas para a primeira fase, que compreende a remoção de resíduos depositados na calha do rio. Somente nas próximas etapas, quando avançarmos na redução da carga de esgotos clandestinos e eventual tratamento complementar das águas do Rio Marambaia, é que poderemos obter as melhorias de balneabilidade de forma consistente e segura”, explicou.

Segundo o diretor-geral da EMASA, Carlos Haacke, a última etapa da revitalização do rio será o desassoreamento completo com o uso de draga. “Para isso, a EMASA precisa de um licenciamento ambiental mais detalhado da FATMA. Além disso, no início dessa semana também foi instalada uma contenção flutuante para segurar garrafas e sacolas plásticas, por exemplo, evitando que a sujeira vá para o mar. A barreira foi colocada na altura da Rua Julieta Lins, no Bairro Pioneiros, finalizando a primeira etapa da revitalização no rio”, comentou.

No ponto da Lagoa de Taquaras, na Praia de Taquaras, também serão feitas ações para revitalizar o local. A praia é uma das três que está na fase piloto do Projeto Bandeira Azul, que é um programa internacional de certificação ambiental para praias e marinas. “A EMASA está finalizando a rede coletora da Praia de Taquaras, desativará a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do local e no espaço será feita uma elevatória. Em parceria com os professores da UNIVALI vamos iniciar ainda neste verão o monitoramento e tratamento do jardim filtrante, no riacho que deságua na lagoa”, concluiu o secretário de Meio Ambiente, Ike Gevaerd.

Sobre o autor:
Redação
Redação ClicSC
Clicsc é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia de Santa Catarina fundado em 2017.

Mais notícias

Geral

Atacarejo realiza ‘Festival de Bazar’ com vários produtos para cozinha em promoção

Ação que oferece itens para cozinha, em especial utensílios para forno e fogão, com preços especiais e pagamento facilitado vai até este domingo, dia 21 de abril, em todas as lojas do Fort Atacadista

Geral

Advogada criminalista é destaque na defesa da cannabis medicinal como tratamento de saúde

Raquel Schramm lidera o escritório Schramm Advogados Associados, em Florianópolis, e é diretora jurídica na Associação Brasileira de Pacientes de Cannabis Medicinal