keyboard_backspace

Página Inicial

Política

Ferry boat Itajaí-Navegantes é tema de audiência pública sobre irregularidades

As principais reclamações dizem respeito ao pagamento da tarifa somente em dinheiro e a não concessão de gratuidades asseguradas por legislação

X
Foto: @ngisul/Reprodução
Siga-nos no google-news

Audiência pública ocorrida na noite de segunda-feira (28) na Câmara Municipal de Navegantes discutiu possíveis irregularidades na operação do ferry boat que liga Itajaí a Navegantes.

Nos acompanhe pelo Instagram

O debate, conduzido pelo deputado estadual Napoleão Bernardes (PSD), vice-presidente da Comissão de Assuntos Municipais, procurou esclarecer denúncias sobre a empresa operadora NGI Sul. As principais reclamações dizem respeito ao pagamento da tarifa somente em dinheiro e a não concessão de gratuidades asseguradas por legislação.

Marcando presença no encontro, estiveram representantes do governo estadual, Ministério Público, o vice-prefeito de Navegantes Wancarlos Corsani, e vereadores de Itajaí e Navegantes, além de um representante da NGI Sul.

Napoleão Bernardes ressaltou a necessidade de coleta de informações para encaminhamento ao Tribunal de Contas de Santa Catarina e ao Governo do Estado. Seu desejo é que sejam debatidos no contrato emergencial mais meios de pagamento no ferry boat.

Um dos tópicos em destaque foi o acesso ao passe livre para os residentes do Litoral Norte. Atualmente, a gratuidade é apenas para quem trabalha/estuda em uma das cidades e reside na outra. A reivindicação se estende a moradores de cidades vizinhas, como Balneário Camboriú e Penha.

Em relação à conduta dentro das embarcações, foi apontada a falta de controle sobre fumantes. Relatos indicam que muitos desrespeitam a proibição, descartando bitucas no chão ou no rio.

Sobre a não aceitação de cartões ou Pix, Murilo José da NGI Sul mencionou oscilações no sinal de internet quando a balsa está no meio do rio, podendo causar atrasos.

Na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, desde julho, um projeto de lei visa obrigar as concessionárias de transporte hidroviário a aceitar pagamentos via Pix, uma iniciativa da deputada Paulinha (Podemos).

Desde 1985, a NGI Sul opera o serviço com apenas uma autorização do governo estadual, sem licitação. Esta condição, em desacordo com a Constituição Federal, está sob a vigilância do Ministério Público. Um edital de concessão chegou a ser lançado em 2014, porém foi suspenso devido a irregularidades.

O TCE-SC determinou a elaboração de um contrato emergencial para a travessia em questão, válido até os procedimentos para uma futura concessão estarem prontos.

Finalizando, a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade respondeu que está estudando a melhor maneira de cumprir a determinação do TCE. Não aderindo à decisão, a Secretaria enfrentará penalidades. O Ministério Público frisou que a NGI Sul pode participar de uma futura licitação, desde que siga o contrato de serviço.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Redação
Redação ClicSC
Clicsc é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia de Santa Catarina fundado em 2017.
Política

Confira os prazos do calendário eleitoral de julho

Veja condutas e etapas permitidas e vedadas a partir deste mês para quem for disputar as eleições de 2024

Política

Morre o vereador de Florianópolis Gabrielzinho, aos 39 anos

Parlamentar estava internado na UTI desde o dia 11 de junho

Política

Alesc aprova “Junho Violeta” para conscientização sobre violência contra pessoas com deficiência

Até então, o projeto era dedicado exclusivamente às ações de prevenção da violência contra a pessoa idosa

Política

Morre Paulo Konder Bornhausen, ex-político de SC e empresário

Paulo iniciou sua carreira política como deputado estadual em 1954

Política

Lei que amplia a isenção de IPTU para pessoas com doenças crônicas é sancionada em Itapema

O Projeto de Lei nº 134/2024 foi aprovado pela Câmara de Vereadores nesta semana

Mais notícias

Mercado Imobiliário

Grupo catarinense cresce mais de 26% com imóveis para investimento

Valorização do mercado imobiliário em Santa Catarina impulsiona negócios com imóveis no modelo de investimento SPE (Sociedade de Propósito Específico) - os chamados “a preço de custo”

Eventos

The House comemora sucesso da 14ª Edição no LK Design Hotel, em Florianópolis

Durante os dois dias de evento, além das compras de fim de ano, clientes puderam participar de workshops e mergulhar no espírito natalino; confira quem passou por lá