keyboard_backspace

Página Inicial

Política

Ferry boat Itajaí-Navegantes é tema de audiência pública sobre irregularidades

As principais reclamações dizem respeito ao pagamento da tarifa somente em dinheiro e a não concessão de gratuidades asseguradas por legislação

X
Foto: @ngisul/Reprodução
Siga-nos no google-news

Audiência pública ocorrida na noite de segunda-feira (28) na Câmara Municipal de Navegantes discutiu possíveis irregularidades na operação do ferry boat que liga Itajaí a Navegantes.

Nos acompanhe pelo Instagram

O debate, conduzido pelo deputado estadual Napoleão Bernardes (PSD), vice-presidente da Comissão de Assuntos Municipais, procurou esclarecer denúncias sobre a empresa operadora NGI Sul. As principais reclamações dizem respeito ao pagamento da tarifa somente em dinheiro e a não concessão de gratuidades asseguradas por legislação.

Marcando presença no encontro, estiveram representantes do governo estadual, Ministério Público, o vice-prefeito de Navegantes Wancarlos Corsani, e vereadores de Itajaí e Navegantes, além de um representante da NGI Sul.

Napoleão Bernardes ressaltou a necessidade de coleta de informações para encaminhamento ao Tribunal de Contas de Santa Catarina e ao Governo do Estado. Seu desejo é que sejam debatidos no contrato emergencial mais meios de pagamento no ferry boat.

Um dos tópicos em destaque foi o acesso ao passe livre para os residentes do Litoral Norte. Atualmente, a gratuidade é apenas para quem trabalha/estuda em uma das cidades e reside na outra. A reivindicação se estende a moradores de cidades vizinhas, como Balneário Camboriú e Penha.

Em relação à conduta dentro das embarcações, foi apontada a falta de controle sobre fumantes. Relatos indicam que muitos desrespeitam a proibição, descartando bitucas no chão ou no rio.

Sobre a não aceitação de cartões ou Pix, Murilo José da NGI Sul mencionou oscilações no sinal de internet quando a balsa está no meio do rio, podendo causar atrasos.

Na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, desde julho, um projeto de lei visa obrigar as concessionárias de transporte hidroviário a aceitar pagamentos via Pix, uma iniciativa da deputada Paulinha (Podemos).

Desde 1985, a NGI Sul opera o serviço com apenas uma autorização do governo estadual, sem licitação. Esta condição, em desacordo com a Constituição Federal, está sob a vigilância do Ministério Público. Um edital de concessão chegou a ser lançado em 2014, porém foi suspenso devido a irregularidades.

O TCE-SC determinou a elaboração de um contrato emergencial para a travessia em questão, válido até os procedimentos para uma futura concessão estarem prontos.

Finalizando, a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade respondeu que está estudando a melhor maneira de cumprir a determinação do TCE. Não aderindo à decisão, a Secretaria enfrentará penalidades. O Ministério Público frisou que a NGI Sul pode participar de uma futura licitação, desde que siga o contrato de serviço.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Redação
Redação ClicSC
Clicsc é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia de Santa Catarina fundado em 2017.
Política

Congresso Latino-americano WAPOR reunirá pesquisadores de mais de 15 países em Florianópolis

Evento realizado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) entre os dias 28 e 30 de abril abordará questões de urgência global, como a crise climática, a polarização política e ameaças à democracia

Política

Prefeito e vice-prefeito de Porto Belo anunciam novo secretário de Agricultura

A pasta será assumida por Gilberto João Pedro, que já possui experiência na área, tendo atuado anteriormente como secretário

Política

Confira os prazos do calendário eleitoral de julho

Veja condutas e etapas permitidas e vedadas a partir deste mês para quem for disputar as eleições de 2024

Política

Morre o vereador de Florianópolis Gabrielzinho, aos 39 anos

Parlamentar estava internado na UTI desde o dia 11 de junho

Política

Alesc aprova “Junho Violeta” para conscientização sobre violência contra pessoas com deficiência

Até então, o projeto era dedicado exclusivamente às ações de prevenção da violência contra a pessoa idosa

Mais notícias

Negócios

Empresários inovam e lançam licor de pistache inspirado em gelatos italianos 

Bebida surpreende com vendas expressivas em menos de 30 dias e já expande distribuição para o Sul e Sudeste do Brasil

Colunas e Blogs

Vinhos portugueses com 80% de desconto no Fort Atacadista

Promoção vale até domingo (13) em todas as lojas de Santa Catarina e no site Delivery Fort