keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Filhotes de ave piru-piru são devolvidos na praia após serem retirados da areia por argentinos

Espécie faz ninho na areia durante essa época do ano

X
Siga-nos no google-news

Uma família argentina resgatou dois filhotes da ave piru-piru (Haematopus palliatus). Os animais, primeiramente foram entregues à Polícia Militar Ambiental e depois repassados as equipes do R3 Animal. Os filhos foram levados em uma caixa de papelão. As aves estavam na Praia do Moçambique, em Florianópolis e os turistas acharam que deveriam retirar do local.  achou que deveria resgatá-los. Mas, o correto , segundo a instituição, seria ter deixado as aves onde estavam, pois, os piru-piru é uma espécie que faz ninho diretamente na areia das praias e os pais sempre voltam para alimentar os filhotes.

Os filhotes foram levados novamente para o local indicado pela turista. Na praia, os biólogos encontraram ainda os pais dos piru-piru. A R3 faz o alerta ainda que nesta época do ano, essa espécie entrou na estação reprodutiva e fazem ninhos nas dunas e restingas. Caso encontre filhotes, não os retire do local.

Os piru-piru são aves costeiras limícolas com ampla distribuição por toda a América. Também é conhecido no Brasil como baiacu, batuíra-do-mar-grosso, bejaqui, cã-cã-da-praia e ostraceiro. Possuem as pernas longas, bicos e pálpebras vermelhas e a íris amarela. Alimentam-se de moluscos bivalves, cracas e invertebrados costeiros.

Caso encontre um mamífero, ave ou tartaruga marinha debilitada ou morta na praia, ligue 0800 642 3341. Sua ajuda é fundamental para salvar vidas! O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo na Bacia de Santos sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. O PMP-BS é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. Em Florianópolis, o Trecho 3, o projeto é executado pela R3 Animal.

Sobre o autor:
Redação
Redação ClicSC
Clicsc é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia de Santa Catarina fundado em 2017.
Geral

Onde está o Papai Noel? Acompanhe a jornada do bom velhinho em tempo real

Serviço de rastreio mostra onde ele está e quantos presentes foram entregues

Geral

Fort Atacadista amplia horário de atendimento no litoral catarinense durante a alta temporada

Lojas de Florianópolis, Balneário Camboriú, Barra Velha, Navegantes e Porto Belo funcionarão em horário especial durante o fim de ano e início de 2025; veja quais são

Geral

Urbano Alimentos aposta em influenciadores para divulgar novo macarrão inspirado no filme Rei Leão

23 criadores de conteúdo receberam press-kits exclusivos para promover o lançamento do macarrão em formato da família Rei Leão, parte da linha Zero Glúten Kids

Eventos, Geral

Noha lança nova coleção de verão em Balneário Camboriú

Badalado coquetel de lançamento movimentou a loja no Balneário Shopping

Mais notícias

Segurança

Polícia Civil de SC encerra 2024 com mais de 30 operações contra a corrupção

Ações envolveram cinco estados, resultando em 48 prisões e bloqueio de R$ 22 milhões