Neste sábado (04), haverá instabilidade em todo o estado de Santa Catarina, com variação de nuvens e chuva intercalada com períodos de sol.
A chuva será mais intensa em alguns momentos, acompanhada de tempestades em todas as regiões, especialmente dos planaltos ao litoral a partir da tarde, quando um sistema de baixa pressão se formará no mar e trará calor e umidade da região amazônica para o sul do Brasil.
O risco de ocorrências relacionadas a tempestades (raios, rajadas de vento e granizo) e chuvas pontualmente fortes (deslizamentos, alagamentos pontuais e enxurradas) é moderado. As temperaturas máximas variam entre 23 e 28°C nos planaltos e entre 28 e 32°C nas outras regiões, chegando a 35°C no litoral sul.
O vento sopra do quadrante nordeste a noroeste, fraco a moderado, com rajadas em torno de 60 km/h em grande parte do estado a partir da tarde. O mar estará pouco agitado, com ondas de leste a nordeste, variando entre 0,5 e 1,0m em todo o litoral e podendo chegar a 1,5m no final do dia no litoral sul.
No domingo (05), o sol aparecerá entre as nuvens durante a manhã em todas as regiões, mas a formação de um ciclone extratropical entre o litoral de SC e do RS no decorrer da tarde favorece o retorno da chuva e dos temporais, que serão mais intensos entre os planaltos e o litoral, sobretudo da Grande Florianópolis para o sul.
O risco de ocorrências relacionadas a tempestades (raios, rajadas de vento e granizo) e chuvas pontualmente fortes e volumosas (deslizamentos, alagamentos e enxurradas) será baixo a moderado a alto. As temperaturas mínimas serão entre 13 e 16°C nos planaltos e entre 16 e 21°C nas outras regiões.
À tarde, as máximas chegarão perto dos 30°C na maior parte do estado, exceto na área entre o Planalto Sul e o Litoral Sul, onde variarão entre 20 e 24°C. O vento variará de oeste a sul, com intensidade fraca a moderada e rajadas de até 60 km/h no litoral e áreas próximas.