Vai visitar as praias de Florianópolis? Confira nossas dicas
Florianópolis tem encantos que atraem turistas do mundo inteiro: praias para todos os gostos, culinária variada onde os frutos do mar são o carro chefe e muita história pra ser vista e ouvida.
Florianópolis tem encantos que atraem turistas do mundo inteiro: praias para todos os gostos, culinária variada onde os frutos do mar são o carro chefe e muita história pra ser vista e ouvida.
Por serem tantas as atrações, pode pintar a dúvida de quem vem pela primeira vez: o que fazer em Floripa? Reunimos neste post algumas dicas para ajudar a fazer essa viagem uma experiência incrível!
1. Quando visitar Floripa?
Se você acha que é no verão, está enganado (ou quase). Os melhores meses para visitar a ilha da magia são março (ainda verão) e abril, quando ainda faz calor, chove pouco e os preços estão mais baixos. Escolher o mês certo pode fazer você economizar inclusive na passagem aérea, geralmente mais cara de dezembro a fevereiro.
2. Quais as melhores praias de Florianópolis?
Essa é a pergunta de um milhão de dólares e a resposta vai depender de cada pessoa, seus hábitos e gostos. Mas uma visita à Floripa não pode deixar de fora a Praia Mole, Jurerê, Praia Brava e Campeche, que é considerada uma das melhores praias do Brasil. Falando em Campeche tente incluir uma visita à Ilha do Campeche, que fica em frente à praia. É um lugar deslumbrante, com águas clarinhas, trilhas e inscrições rupestres.
3. O que eu não posso deixar de visitar em Floripa?
Tirando as praias, que sozinhas já dariam uma lista enorme, um passeio pelo centro histórico da cidade, com direito a almoço no vão central do Mercado Público, uma visita às dunas da Joaquina, ver um pôr do sol no calçadão da Beiramar Norte e visitar a recém reaberta Ponte Hercílio Luz, passeio gratuito que oferece uma outra vista da cidade.
4. O que comer em Floripa?
Floripa é uma cidade cosmopolita, com muitos migrantes de outros estados e até de outros países. Isso se reflete na culinária, com opções bem diversificadas. Mas não deixe de provar a comida típica do manezinho, como carinhosamente são chamados os que nascem na ilha: peixe frito, pirão, arroz, feijão e salada. Onde você ainda encontra esse PF ilhéu? Na praia do Pântano do Sul. É uma desculpa para você conhecer esse recanto ainda pouco explorado da ilha.
5. Onde se hospedar em Florianópolis?
Floripa cresceu e por barreiras naturais não tem como expandir suas vias. Vindo fora da temporada você já sai na frente, mas dica quente mesmo é escolher bem o bairro onde vai se hospedar. Se você quer surfar, melhor ficar perto da Joaquina e Praia Mole (se hospedar na Lagoa da Conceição pode ser uma boa). Se quer festas e badalação, escolha ficar perto de Jurerê. E se a ideia é sombra e água fresca, escolha uma das praias do sul da ilha. Tente fazer tudo perto de onde estiver e depender o mínimo possível do carro.
7. Lagoinha do Leste, a praia intocada da ilha
A Lagoinha do Leste é uma praia de Florianópolis que permanece completamente preservada. Só é possível chegar à praia por duas trilhas ou de barco (dependendo das condições do mar).
A trilha mais curta começa no Pântano do Sul e leva cerca de uma hora, porém possui uma subida bem íngreme que exige preparo! Já a trilha mais longa e tranquila inicia-se na praia do Matadeiro e leva cerca de 2h30 até o final. Ambas brindam os visitantes com o visual da linda Praia da Lagoinha do Leste.
Karoline Moura é formada em Design pela PUC PR, Social Media e Copywriting de ecoturismo, atua tanto em empresas de viagens e turismo, como editora no portal ClicSC.
Mesmo com lotação acima da média em hotéis e apartamentos de aluguel, restaurantes e bares registraram movimento baixo; um dos motivos seria a escolha por imóveis onde possam cozinhar durante a estadia
Antes restrito apenas a um biotipo, atualmente o mercado de modelos conta com perfis diversos, fugindo dos estereótipos padrões, para atender todos os tipos de campanhas