keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Forte temporal causa congestionamento no espaço aéreo do Rio Grande do Sul

Segundo informações do portal Conexão Geoclima, várias aeronaves ficaram em órbita aguardando liberação da torre de controle

X
Divulgação
Siga-nos no google-news

Um forte temporal que avançou sobre a capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, neste domingo (20) causou um “congestionamento” no espaço aéreo do Estado gaúcho. Segundo informações do portal Conexão Geoclima, várias aeronaves ficaram em órbita aguardando liberação da torre de controle.

Os pilotos pretendiam pousar no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em POA. Em uma conversa entre a torre de controle e uma aeronave, foi possível ver que o piloto tentou pousar três vezes. Após liberação da torre, o piloto ficou irritado e decidiu voltar para Guarulhos, em São Paulo.

Um outro piloto reportou turbulência severa próximo da pista e arremeteu também.

Previsão do tempo para semana

Assim como o Rio Grande do Sul, Santa Catarina deve registrar tempo severo nesta semana, principalmente na segunda, terça e quarta-feira, com a atuação de um ciclone.

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu alerta para tempo severo a partir desta segunda-feira (20) em todo o Estado. A semana começa com sol entre nuvens e calor no Estado. A formação de um ciclone extratropical no oceano deixa o mar agitado e provoca rajadas de vento de até 70km/h, o que configura risco moderado para ocorrências associadas. Com a circulação do ciclone, as ondas ficam entre 1,5m à 2,5 metros de altura no Litoral Sul.

A partir da noite, uma frente fria associada ao ciclone se aproxima do Estado e pode provocas pancadas isoladas entre o Planalto e Litoral Sul. As temperaturas máximas passam dos 30ºC em praticamente toda Santa Catarina, podendo chegar até 37ºC no Extremo Oeste.

Na terça-feira (21), o ciclone pode causar ventos de até 90km/h entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis, o que configura risco alto para ocorrências relacionadas a ventos e agitação marítima. As temperaturas caem por conta da frente fria e as máximas ficam em torno de 17ºC no Litoral Sul.

Na quarta-feira (22), a entrada de um sistema de alta pressão atmosférica deixa o dia com predomínio de sol e grande amplitude térmica na metade do Oeste. Entretanto, os ventos de Leste podem provocar chuvas rápidas entre o Litoral e Vale do Itajaí. Os ventos sopram com intensidade fraca a moderada. O mar segue muito agitado no Litoral Sul. As temperaturas são baixas, variando em torno de 10ºC em grande parte do Estado e ficando abaixo de 5ºC na Serra catarinense.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Silvio
Silvio Matheus
Silvio Matheus é jornalista. Estudou jornalismo na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e trabalhou como Assessor de Imprensa da Prefeitura de Itapema, Assessor da Câmara de Vereadores de Itapema e editor do jornal diário O Atlântico. Desde 2019 trabalha como jornalista, editor e filmmaker no site de notícias ClicSC.
Geral

Balneário Camboriú irá ‘adotar’ Cruzeiro do Sul, afetada pelas enchentes

A Prefeitura de BC organizou uma campanha solidária que enviou 811 toneladas de donativos ao RS

Geral

Apostador de Itajaí é um dos quatro catarinenses que acertaram cinco números da Mega-Sena

Ninguém acertou as seis dezenas e o prêmio principal acumulou para o próximo sorteio

Geral

Dono do Fort Atacadista, Grupo Pereira dobra as doações para o Troco Solidário em prol das vítimas das enchentes

A companhia dobrará o valor total arrecadado ao longo de todo o mês de maio com as doações nas mais de 100 lojas que integram o grupo varejista em 7 estados

Geral

Playing for Change lança “Merceditas” com Renato Borghetti em campanha de arrecadações para o RS

Gravação ocorreu em Barra do Ribeiro, uma das cidades afetadas pelas chuvas no estado. Campanha já enviou 22 toneladas de medicamentos ao Rio Grande do Sul

Geral

Itapema envia nova equipe para ajudar no atendimento à população do Rio Grande do Sul

Terceira equipe enviada está levando barco, viaturas e medicamentos

Mais notícias

Tempo

Chuvas podem ultrapassar 150mm no Vale do Itajaí

Meteorologistas preveem cenário crítico por conta da chuva para a região

Segurança

Polícia Civil de SC enfrenta crise de efetivo após anos sem concurso

Para mitigar essa situação, o governo estadual está promovendo um concurso público, atualmente na fase de avaliação física