Carolina Ortega, de 30 anos, jamais pensou em fazer sucesso numa profissão que no Brasil é dominada pelos homens. Ainda mais nos Estados Unidos, onde virou caminhoneira e mantém uma verdadeira legião de fãs, mostrando seu estilo de vida. No seu canal no Youtube ela é conhecida como ‘Loira na Estrada’, e já atravessou 37 estados americanos em pouco mais de um ano na profissão, sempre na companhia do namorado Victor Seabra.
Segundo a American Trucking Associations (ATA) há uma grande escassez de motoristas de caminhão os EUA por diversas razões, mas a principal é que se trata de um trabalho duro. Além disso, o motorista precisa estar legalizado nos Estados Unidos e tem que ter uma habilitação especial. A Loira na estrada contou ao portal AcheiUSA, que nos EUA, é tão difícil de dirigir um caminhão quanto no Brasil. Com um pouco mais de estrutura na verdade. “ As paradas de caminhão nos EUA possuem boa estrutura para receber os caminhoneiros, com bastante vagas para estacionar, banheiros limpos e banheiros com chuveiro quente, espaçosos e eles também fornecem toalhas de banho”, explicou.

.

Ela conta que está trabalhando com o namorado e um colega há mais ou menos um ano. “As pessoas se espantam um pouco quando você fala que é truck driver, mas sempre agem com respeito e admiração, pois é uma profissão onde poucas mulheres atuam, então ao mesmo tempo que espanta existe reconhecimento por estar numa profissão tão desafiadora”, complementou.
Para a Loira, os principais desafios da profissão são enfrentar as condições climáticas extremas, como temporais, ventos fortes, neve. Há também o problema de dirigir em montanhas, ruas muito estreitas, entrar em bairros apertados. Além disso, o sono e o cansaço também são grandes vilões. Dormir bem é extremamente importante para que as horas dirigidas sejam tranquilas.

A relação com os fãs começou faz cerca de três meses e a aceitação do público no Youtube foi imediata “Recebo muitas mensagens positivas que me motivam a cada dia fazer mais vídeos para o canal, sempre trazendo um conteúdo novo. Sinto que é algo recíproco, pois muitas pessoas estão me dizendo a mesma coisa, que sou uma fonte de motivação, e isso me deixa completamente grata. Estar na estrada todos os dias é um presente. São muitas experiências e coisas novas que só a estrada ensina” finaliza.