A combinação de circulação marítima com um cavado – uma área alongada de baixa pressão – deve trazer períodos de chuvas e temperaturas mais baixas para Santa Catarina nesta semana, de acordo com as previsões do tempo. A situação deve durar até a quarta-feira (19), com a possibilidade de alagamentos e deslizamentos pontuais.
A terça-feira (18) deverá ser marcada por variação de nuvens e chuvas, especialmente da Grande Florianópolis ao norte do estado, onde a precipitação pode ser persistente. As temperaturas máximas não devem passar de 11°C nos Planaltos e Alto Vale, chegando a 15°C no litoral e variando entre 15 e 17°C nas demais áreas. A previsão também indica rajadas de ventos ocasionais, atingindo até 50 km/h no litoral, e ondas entre 1,5 e 2,5 metros.
Na quarta-feira (19), a circulação marítima deve começar a perder força, mas mantém grande parte de Santa Catarina nublada, com chances de chuvas isoladas, principalmente no litoral. As temperaturas do amanhecer variam entre 0 e 14°C, enquanto à tarde os termômetros não devem passar dos 21°C.
Para a quinta-feira (20), ainda que enfraquecida, a circulação marítima deve provocar a presença de nuvens com possibilidade de chuva fraca e isolada no litoral. As demais regiões devem ter um dia de sol com algumas nuvens. As temperaturas devem variar de 5 a 17°C pela manhã e de 10 a 22°C à tarde.
A sexta-feira (21) deve ter maior presença de nuvens e chance de chuvisco no litoral devido à umidade vinda do mar. O restante do estado deve apresentar sol com poucas nuvens. As previsões para o sábado (22) indicam predomínio de sol em Santa Catarina, com um aumento gradual das temperaturas, diminuindo a sensação de frio.
As mínimas para o amanhecer devem ficar próximas dos 6°C na Serra, variando de 10 a 19°C nas demais regiões. À tarde, as máximas podem chegar aos 27°C no Litoral Sul, Oeste e Extremo Oeste, ficando entre 20 e 24°C nas outras regiões.