A semana em Santa Catarina começa com a formação de nevoeiros em diversas regiões, dissipando-se ao longo da manhã desta segunda-feira (02), conforme a Defesa Civil. Em áreas elevadas do Planalto Sul e da Grande Florianópolis Serrana, espera-se geada. Predomina a estabilidade climática com maior presença de sol no Litoral Sul e Grande Oeste, enquanto a região da Grande Florianópolis até o Litoral Norte tem maior cobertura de nuvens, com possíveis chuvas leves nos períodos iniciais e finais do dia.
Esse cenário é influenciado por um sistema de alta pressão atmosférica. Os ventos, provenientes do oeste, passam a ter direção sudoeste/sul à noite, especialmente do Grande Oeste aos planaltos, com rajadas costeiras atingindo de 40 a 60 km/h. As temperaturas oscilam, com mínimas entre 0° e 17°C, e máximas chegando até 29°C em algumas regiões.
Para terça-feira (03), a previsão aponta novamente para a formação de nevoeiros pela manhã, com possível geada nas áreas elevadas. A tarde traz aumento de nebulosidade devido à aproximação de áreas de baixa pressão. Isso, aliado ao fluxo de calor e umidade da Amazônia, sugere retorno de chuvas e temporais noturnos, principalmente no Grande Oeste e regiões fronteiriças com o RS.
A quarta-feira (04) tem expectativa de instabilidade e chuvas mais intensas. A formação e a progressão de uma frente fria, juntamente com um fluxo de calor e umidade do Norte, avançam pelo estado, intensificando a precipitação. O potencial é para chuvas fortes, temporais, descargas elétricas e eventual queda de granizo. Ventos podem alcançar até 70 km/h, com maior força na costa.
Em relação à tendência para os próximos dias, na quinta-feira (05) o clima se estabiliza, devido a uma massa de ar seco, sobretudo do Grande Oeste à Grande Florianópolis. Entretanto, áreas do nordeste catarinense podem ter chuvas leves no final do dia. Na sexta-feira (06), a nebulosidade cresce à tarde com possibilidade de chuvas e temporais isolados nas regiões de fronteira com o RS.