keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Frio intenso poderá congelar água das torneiras em Santa Catarina

Autoridades estão em estado de alerta por conta da massa de ar polar que chegará a Santa Catarina

X

Um alerta com orientações aos moradores de Santa Catarina será divulgado pela Casan ainda nesta segunda-feira (26), para orientar a população de como proteger instalações hidráulicas e assim evitar danos causados pelo congelamento da água. As autoridades estão em estado de alerta por conta da massa de ar polar que chegará a Santa Catarina a partir da noite desta terça-feira (27). Os meteorologistas acreditam que pode ser o frio mais intenso dos últimos 66 anos registrado no Estado.

Por conta das previsões agências de São Joaquim, Urupema, Urubici e Bom Jardim da Serra, entre outras cidades da Serra Catarinense, mantêm equipes reforçadas e em alerta para atendimento de emergências em função do frio intenso na região.

A companhia está orientando a população a proteger canos que não estão enterrados e hidrômetros que ficam mais expostos ao frio. A cobertura pode ser feita com jornal, papelão ou lona, e ajuda a evitar o congelamento da água e a consequente ruptura provocada pela baixa temperatura. O mesmo tipo de proteção pode ser utilizado nos hidrômetros, para evitar que o equipamento quebre com a pressão da água congelada. A pressão da água congelada costuma causar rompimentos em redes e adutoras.

“Nossas equipes estão reforçadas para atender da melhor forma possível as demandas, mas eventuais consertos só poderão ser realizados após descongelamento das tubulações”, explica o chefe da Agência de São Joaquim, Luiz Carlos do Amaral, acostumado a enfrentar ondas de frio. A geada, que reduz ainda mais a temperatura nas áreas de baixadas e próximas de rios ou córregos, em geral provoca danos em cavaletes e hidrômetros, que podem ser quebrados pelo congelamento. Será reforçado o estoque de conexões, joelhos, registros, emendas e hidrômetros, equipamentos necessários para o atendimento das ocorrências neste período de baixas temperaturas.

Geral

Vídeo: Sargento pede a namorada bombeira em casamento no meio de incêndio

O papel chegou a pegar fogo! Depois do pedido, o sargento se ajoelhou na frente da namorada, para formalizar o pedido

Geral

Fotos: parto raro de bebê empelicado é registrado em Santa Catarina

O registro do momento foi compartilhado nas redes sociais da clínica e chamou a atenção dos internautas

Geral

Ação de limpeza nas praias recolhe 30 quilos de resíduos em Itapema

Após a separação identificou-se que 40 % do material coletado era de resíduos que podem ser reciclados

Geral

Tribunal de Contas determina que contrato do Samu em SC não seja prorrogado

decisão do conselheiro substituto Cleber Muniz Gavi é resultado de um processo de instrução instaurado para apurar supostas irregularidades no Samu

Mais notícias

Segurança

Vídeo: Homem caminha com bois furtados em avenida movimentada de Florianópolis

Inicialmente, ele afirmou que os animais eram de seus tios. Porém, ele não tinha a documentação para comprovar sua versão