keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Furação Catarina que destruiu 40 mil casas e matou 11 pessoas completa 17 anos

Furação Catarina atingiu o Sul com ventos de intensidade 2 e provocou diversos estragos

X

Há 17 anos, Santa Catarina e o Rio Grande do Sul registravam o início de um fenômeno meteorológico. A formação do Furação Catarina. O fato, que chegou até a confundir os centros de monitoramento do país, ocorreu no inicio do outono de 2004. A princípio, a suspeita era de um ciclone extratropical. Mas os meteorologistas da Epagri Ciram acreditavam que estavam vendo um fenômeno nunca antes observado no Atlântico Sul.

“A gente esperava que fosse algo fora do comum. Fora do normal que a gente conhecia. E que, sim, seria com prejuízos, com transtornos e riscos de morte por conta disso. Centros nacionais levaram a coisa como algo muito pequeno. Afirmaram que os ventos não passariam dos 60 km por hora. Que não era motivo para nenhum tipo de alarde”, relembra a meteorologista Gilsânia Cruz. E realmente era um furacão que causou mortes e muito estrago.

O Furação Catarina atingiu o Sul com ventos de intensidade 2 e provocou diversos estragos. Foram destruídas quase 2 mil casas e danificadas quase 40 mil. Mais de 14 municípios decretaram calamidade pública. Apesar da inexistência de uma estrutura de alertas específicos para ciclones tropicais, as autoridades brasileiras conseguiram evacuar a população litorânea com rapidez. 

Geral

Pavimentação asfáltica na rua 440 deve ficar pronta em até 15 dias, no Bairro Morretes, em Itapema

Na obra de 1600 metros também estão previstos a recomposição de meio-fio e padronização de calçadas.

Geral

MPF alerta Prefeitura de Florianópolis sobre risco de indenização milionária por imóvel em área de preservação

Segundo o TRF4, não é permitido o enriquecimento pelo recebimento de verbas por áreas de preservação, que não podem ser utilizadas.

Geral

Casos de mormo em Santa Catarina fazem Cidasc alertar pecuaristas sobre a doença

Os animais, depois da identificação do foco da doença, são sacrificados. Os técnicos da Cidasc também explicam que a propriedade onde a doença foi registrada é interditada e acompanhada pelo órgão.

Geral

Balneário Piçarras lança Campanha Vacina Solidária

Iniciativa consiste na arrecadação de alimentos não perecíveis durante a vacinação contra a Covid-19

Geral

Família real britânica confirma morte de príncipe Philip, marido da Rainha Elizabeth II

Uma declaração do Palácio de Buckingham dizia: "É com profunda tristeza que Sua Majestade a Rainha anunciou a morte de seu amado marido, Sua Alteza Real o Príncipe Philip, Duque de Edimburgo".

Mais notícias

Utilidade Pública

Procon de São José atende com agendamento prévio

A medida é necessária para evitar aglomeração de pessoas, sendo que o atendimento deve ser marcado pelo Whatsapp (48) 98477-7790

Segurança

Diarista encontrada morta no rio Itajaí-Açu teria pegado carona com conhecido

Prisão do assassino pode ocorrer nos próximos dias, segundo a Polícia Civil