keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Gaivota atingida por tiro de chumbinho passa por cirurgia e é devolvida à natureza após reabilitação

O procedimento cirúrgico foi bem delicado, pois causou uma fratura na asa e havia o risco de o animal não conseguir ser devolvido à natureza

X

Hoje foi dia de liberar 10 gaivotas (Larus dominicanus) que passaram por reabilitação aqui no Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CePRAM/R3 Animal). Uma delas foi vítima de maus-tratos e passou por cirurgia para a retirada de um chumbinho em uma das asas. Graças aos esforços da equipe veterinária, a gaivota se recuperou bem e pôde voltar ao habitat natural.

Essa ave foi resgatada pela equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) junto à Udesc/Laguna. Após a realização de exame de raio-x, foi constatado que ela tinha um projétil alojado em uma das asas, motivo pelo qual não conseguia voar.

Depois de estabilizada, ela foi encaminhada para o CePRAM/R3 Animal, em Florianópolis, no início do mês passado. Exames complementares atestaram que ela estava apta para passar pela cirurgia para a retirada do ‘chumbinho’.

“O procedimento cirúrgico foi bem delicado, pois causou uma fratura na asa e havia o risco de o animal não conseguir ser devolvido à natureza”, explica a médica veterinária Marzia Antonelli, que realizou a cirurgia junto com o médico veterinário Sandro Sandri, no dia 17 de março.

“A fratura foi estabilizada e a gaivota passou por um período de fisioterapia. Realizamos novos exames de radiografia e, felizmente, pudemos observar que houve recuperação total da fratura e o realinhamento da asa”, comenta Marzia. Apesar de ser mais um caso de maus-tratos e vandalismo com animais, essa história teve um final feliz. Maltratar animais é crime previsto na lei federal 9.605/98! Denuncie, ligue 190!

Foto: Nilson Coelho/R3 Animal

Aves resgatas ao longo do litoral catarinense

As gaivotas liberadas hoje foram resgatas em diferentes regiões do Estado. Uma foi resgatada na Ilha de Santa Catarina pela equipe da R3 Animal. Duas foram resgatadas pela equipe da Udesc/Laguna, quatro pela equipe da Univali, na região de Penha, duas pelo Instituto Australis, entre Palhoça e Garopaba, e uma pela equipe da Univille, na região de São Francisco do Sul. Todos os resgates, a reabilitação e a soltura foram feitos por meio do PMP-BS.

Geral

Corpo do ator Paulo Gustavo será cremado nesta quinta-feira

Cerimônia será reservada para a família e amigos

Geral

Ataque em Saudades: crianças mortas são sepultadas lado a lado; vídeo mostra cortejo fúnebre

Ainda na manhã desta quarta, as vítimas do atentados foram veladas em um ginásio coletivo. Uma missa de corpo presente, com o Bispo Dom Odelir José Magri da Diocese de Chapecó-SC e Pe, será realizada.

Geral

Motorista é atacado por enxame de abelhas africanas em SC

Ele dirigia um caminhão quando foi atacado dentro da cabine por abelhas da espécie africana

Geral

Foguete chinês descontrolado deve entrar na atmosfera no fim de semana

Apesar de a maior parte dos destroços acabar por se incendiar na entrada na atmosfera, o tamanho do foguete, de 22 toneladas, cria o receio de que algumas partes podem não se desintegrar e eventualmente atingir áreas da Terra.

Geral

Entenda o que é embolia pulmonar que agravou estado de saúde de Paulo Gustavo

Família do artista foi chamada pelos médicos ao hospital nesta terça-feira

Mais notícias

Política

Paulinho é recebido pelo líder do governo Bolsonaro na Câmara e apresenta novos projetos de mobilidade e turismo para Bombinhas

Uma das regiões beneficiadas é a do Mariscal, uma das praias mais procuradas pelos banhistas que todos os anos visitam a cidade

Segurança

Mãe espanca filha de 7 anos e deixa criança sem comida por dias; caso é investigado

Como forma de castigo menina era deixada de joelhos na cozinha durante toda a madrugada sem poder dormir