keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Galinha coloca ovo com outro ovo dentro e caso raro chama atenção em Santa Catarina

Batizada de Giselda, a galinha carijó tem colocado ovos raros

X

Uma galinha de oito meses ganhou destaque em Santa Catarina. Isso porque a ave tem colocado um ovo dentro de outro ovo. E outra situação que chama atenção é o tamanho do ovo: gigante! Batizada de Giselda, a galinha carijó do aposentado Acir Matoso de Barros, de 65 anos, é tratada como um bebê. Fica no colo sendo acariciada enquanto ele conta o susto misturado à curiosidade quando recolheu o primeiro ovo gigante, há cerca de três semanas.

“Faz três semanas e ela está botando um por semana desse tamanho. Da primeira vez, ela ficou bem triste, achei que ela iria morrer, ela sofreu bastante. Agora acho que já acostumou porque botou mais três”, fala. A companheira, Nildosana Machado de Barros, de 54 anos, conta, ainda, que o primeiro ovo foi dado de presente a uma amiga, que descobriu o produto raro.

“Ela mandou um áudio assustada, como poderia ter um ovo dentro de outro? Foi muito impressionante. Eu nunca vi disso e já são quatro assim. Desperta a curiosidade de saber como uma galinha pode botar um ovo desse jeito. Dá um receio de saber o que tem dentro. Nunca poderia imaginar que tinha um ovo dentro do outro”, diz.

A veterinária Bianca Ximenes de Abreu explica como isso pode acontecer. “Ela pode ter um problema de fazer uma nova ovulação antes do processo completo ou pode passar por um estresse. A formação desses ovos pode ser constante, mas eles podem ser consumidos normalmente”, garante.

Foto: Jonathan Rocha/NDTV

No entanto, o processo pode ser prejudicial para a saúde da Giselda, alerta a veterinária. “Existe um risco para a saúde da ave. Nessa situação de retorno do ovo, ele pode cair na cavidade abdominal e a ave pode até morrer. O ideal seria retirá-la do ambiente e reduzir uma possibilidade de estresse que ela possa estar passando, algo em relação à dominância de outras aves. Tentar deixar ela um pouco separada para tentar reverter essa situação”, explica.

Alimentada com milho moído, ração de postura e cálcio para fortalecimento, Giselda é tratada com todo o carinho e o aposentado não esconde o amor pela galinha. “Ah, eu amo ela, é um animal de estimação que a gente tem. Tem que criar com carinho, é o que eu faço. Trato ela com carinho e ela retribui”, finaliza.

Geral

Autossabotagem nos negócios é tema de workshop gratuito da Acibalc

A palestra será ministrada pela psicóloga e especialista em desenvolvimento humano e aprendizagem coorporativa, Danielle Gabriel.

Geral

Mulher descobre gravidez na hora do parto em Balneário Camboriú

Questionada sobre os sintomas de gravidez, a mamãe disse que levava uma vida completamente normal

Geral

Dia Mundial da Yoga: atividade terapêutica melhora qualidade de vida

Yoga é de origem indiana e trabalha diversos aspectos do corpo, da mente e do espírito.

Geral

Urubici recebe reforço da Polícia Militar para a Operação Inverno

A intenção da operação é orientar e fiscalizar os turistas na passagem pela cidade e pontos turísticos para amenizar o fluxo intenso.

Mais notícias

Segurança

Casal é resgatado depois de despencar com caminhão em ribanceira de 50 metros na Serra Dona Francisca

Uma barreira de contenção precisou ser instalada em um rio para evitar a contaminação pelo vazamento de óleo do veículo

Segurança

Homem é preso suspeito de abusar sexualmente de duas crianças em SC

O preso foi encaminhado ao Presídio Regional de Blumenau e ficou à disposição do Poder Judiciário da Comarca de Ascurra.