“Em 64 anos de vida, nunca tinha visto isso acontecer”, surpreende-se o agricultor catarinense. O relato foi feito para uma entrevista para o Canal Rural depois que o galo de Pedro Silva foi pego botando ovo! Isso mesmo, um galo botando ovo!
A habilidade inusitada da ave até a salvou da morte, já que o galo Chico estava prestes a ser abatido. O caso ganhou repercussão há alguns meses e, nas últimas semanas, virou notícia nacional.
Chico já botou cerca de uma dúzia de ovos e se tornou uma atração na cidade. No início, Pedro não acreditou no que estava acontecendo. O agricultor chegou a instalar uma câmera de segurança para descobrir se alguém estava fazendo uma brincadeira ou se havia uma galinha escondida por lá.
O caso é muito raro. Segundo especialista, cinco a cada 10 mil (0,05%) aves de produção podem nascer com essa condição, que é relacionada a mutações genéticas.
Uma hipótese é que o galo apresente uma condição chamada o ginandromorfismo, possuindo ao mesmo tempo características masculinas e femininas. Diferentemente dos seres hermafroditas, que têm apenas os órgãos reprodutivos de ambos os sexos, os ginandromorfos possuem o corpo todo dividido ao meio entre os dois sexos. Isso é ainda mais raro, acometendo 1 a cada 1 milhão de animais (0,001%).