keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Gato leva filhote de animal desconhecido para casa e dono descobre que é furão

Como não sabia de que animal se tratava, o morador (dono do gato) levou o filhote até a sede dos Bombeiros Voluntários, que o encaminharam para o biólogo Christian Raboch Lempek, da Fujama.

X
Foto: Fujama


A Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama), recebeu no último fim de semana, um filhote de furão (Galictis Cuja) resgatado por um morador do bairro Czerniewicz, em Jaraguá. Chama a atenção o fato de que o filhote, que tem poucos dias de vida, foi encontrado (caçado) por um gato doméstico na beira do rio Itapocú e levado para a casa. Como não sabia de que animal se tratava, o morador (dono do gato) levou o filhote até a sede dos Bombeiros Voluntários, que o encaminharam para o biólogo Christian Raboch Lempek, da Fujama.

Segundo Christian, o filhote de furão recebeu os primeiros cuidados, foi aquecido, alimentado e começou a reagir bem. “Ele estava bem frio quando o pegamos, então, a primeira coisa que a gente fez foi encaminhar ao veterinário. Ele ficou em aquecimento até estabilizar e já começamos com a alimentação por meio de seringa. Agora ele está bem ativo, acho que vamos salvar”, enfatiza o biólogo. A alimentação é feita a cada duas horas com um leite especial.
Esta é uma espécie nativa do Brasil, protegida por lei, e não pode ser domesticada, ou seja, criada em casa, diferente do furão exótico, que é doméstico e, normalmente, comprado fora do país.

Por ser muito novo, segundo Christian, dificilmente ele será solto, pois acaba se acostumando com a presença humana. Dentro de alguns dias, se tudo transcorrer bem, será encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), em Florianópolis, que vai definir qual o melhor destino para ele. O biólogo também acrescenta que a atitude do morador de procurar ajuda para o filhote, foi bastante correta e decisiva para garantir a sobrevivência dele.

Fonte: Clicsc

Geral

Urubici recebe reforço da Polícia Militar para a Operação Inverno

A intenção da operação é orientar e fiscalizar os turistas na passagem pela cidade e pontos turísticos para amenizar o fluxo intenso.

Geral

Veja como fica a previsão do tempo para a semana em SC

A previsão para a primeira semana de inverno é de tempo seco com nebulosidade variável.

Geral

Família faz piquenique fora do carro durante congestionamento na BR-101

Para driblar a fome, uma família que viaja no congestionamento montou um piquenique ali mesmo, na rodovia

Geral

Vídeo: Policiais resgatam três cavalos atolados até o pescoço em Florianópolis

Os cavalos estavam localizados próximos a um córrego, na rua Itapiranga

Geral

Árvore cai e bloqueia trecho da BR-101

Uma árvore caiu devida às chuvas deste sábado (19) e bloqueou um trecho da BR-101, na altura do km 234, em Palhoça. O incidente aconteceu durante à noite e ninguém ficou ferido. Equipes da Arteris […]

Mais notícias

Geral

Urubici recebe reforço da Polícia Militar para a Operação Inverno

A intenção da operação é orientar e fiscalizar os turistas na passagem pela cidade e pontos turísticos para amenizar o fluxo intenso.

Segurança

Criança sofre traumatismo craniano ao cair de atração turística de parque de SC

A família do menino, que é de Curitiba (PR), estava comemorando o aniversário da criança no parque temático.