Quase 700 maços de cigarros do tipo Gudang e outras mercadorias contrabandeadas foram apreendidos em Itajaí, Santa Catarina, neste último sábado (26), por volta das 11h40. Durante um patrulhamento preventivo da Guarda Municipal de Itajaí (GMI) pela Av. Adolfo Konder, São Vicente, a guarnição avistou um Ford Ka cujo condutor utilizava um telefone celular preso no para-brisa, motivando uma abordagem.
Nos acompanhe pelo Instagram
A parada foi realizada na mesma avenida, diante do terminal rodoviário. Os agentes identificaram diversas infrações de trânsito e solicitaram que os três ocupantes do veículo desembarcassem para prosseguir com os procedimentos. Uma mala grande e colorida no interior do carro despertou a atenção da equipe.
Questionados sobre a mala, as respostas dos ocupantes se mostraram inconsistentes. Uma busca pessoal foi feita, revelando que dois dos passageiros vinham de Foz do Iguaçu/PR – evidenciado pelas passagens que portavam – enquanto o terceiro, dono do veículo, é natural de Macapá/AP.
Durante a busca no carro, a equipe encontrou duas bolsas tipo sacolão plástico. A justificativa dos ocupantes era que continham brinquedos, mas o peso destas contradizia a afirmação. A investigação minuciosa levou à descoberta de uma caixa pesada, que ao ser aberta, revelou maços de cigarros Gudang Garam.
Confrontados sobre a procedência dos cigarros e sobre a posse de notas fiscais, os ocupantes permaneceram em silêncio. A inspeção final mostrou uma quantidade considerável de cigarros contrabandeados, escondidos até mesmo dentro de caixas de brinquedos vazias. O valor total estimado dos produtos apreendidos supera 17 mil reais.
Os três ocupantes foram encaminhados à Central de Plantão Policial para as medidas cabíveis.