keyboard_backspace

Página Inicial

Turismo

Praias para praticar mergulho em Florianópolis

Gosta de mergulho? Confira os melhores lugares em Florianópolis para praticar esse esporte e ver as maravilhas do oceano!

X
Siga-nos no google-news

Gosta de mergulho? Confira os melhores lugares em Florianópolis para praticar esse esporte e ver as maravilhas do oceano!

Fonte: Divulgação

Para quem passa a vida inteira sobre a terra, como nós, submergir nas águas do mar pode ser revelador. Praticar mergulho é considerado um esporte radical, por conta dos riscos, mas há quem o considere uma prática super relaxante.

Com o corpo mais leve e uma sensação de estar flutuando, algumas pessoas sentem paz, como se estivesse meditando. O som se amplifica e os diferentes barulhos da água ficam claros aos ouvidos humanos.

É também uma relação intensa com a natureza e toda a biodiversidade existente debaixo d’água. Soma-se a isso, claro, os desafios de respirar e se movimentar em um ambiente no qual não somos adaptados para viver.

Por isso, existem diferentes opções de mergulho, como o de flutuação, para quem deseja permanecer na superfície e curtir com a família, e o autônomo, que leva a metros para baixo da água. Quem nunca praticou, pode ser batizado, na companhia de um instrutor que fica o tempo inteiro ao seu lado.

Onde fazer mergulho em Florianópolis

Florianópolis é uma cidade repleta de paraísos naturais. A capital do Estado tem oficialmente 42 praias e 30 trilhas mapeadas pela prefeitura, sem falar em lagoas e morros. Debaixo d’água, a diversidade marinha completa a rica natureza. Conheça agora alguns pontos onde praticar mergulho na Ilha da Magia.

Ilha do Arvoredo

Fonte: Divulgação

Como a Ilha do Arvoredo fica entre Florianópolis e Bombinhas, a região também é bastante procurada por quem está na Capital do Estado. Ela fica a apenas 11 quilômetros da costa da Florianópolis. Um dos caminhos até lá é pela Praia de Jurerê. O barco em seguida pega o mar aberto, passando apenas pela Ilha do Francês antes de chegar ao Arvoredo.

Debaixo d’água, a paisagem é formada por cardumes de peixes, tartarugas, lagostas, cavalos-marinhos, alguns tipos de coral e até arraias, embora seja mais raro. Ali é possível fazer mergulho com snorkel ou autônomo.

Ilha do Xavier

Fonte: Divulgação

Localizada em frente à Praia Mole, essa é uma ilha que oferece boas condições de mergulho para diferentes pessoas. Por lá, há bons pontos rasos ideais para iniciantes que queiram mergulhar com snorkel.

Há também pontos profundos para pessoas com experiência e que desejam ser batizadas no mergulho. A vida marinha é rica na Ilha do Xavier. Tartarugas e leões marinhos estão sempre por lá.

Além disso, quem submerge na água consegue avistar um navio naufragado, o Alalunga VII, que bateu em uma pedra próxima à ilha em 2008. É possível avistá-lo a partir dos cinco metros de profundidade.

Ilha do Francês

Fonte: Divulgação

A pequena Ilha do Francês está localizada na ponta sul da Praia de Canasvieiras, na região Norte de Florianópolis. Distante a pouco mais de um quilômetro da costa, o acesso a ela é por barco ou por caiaque, para quem tiver fôlego.

Ali, a prática de mergulho é com snorkel, na superfície da água. Com a pequena máscara é possível avistar diferentes espécies de peixes e até alguns pequenos polvos. No entanto, isso vai depender da visibilidade do dia, já que a água nessa ilha costuma ser mais turva.

Praia da Cachoeira do Bom Jesus 

Fonte: Divulgação

Igualmente localizada no Norte de Florianópolis, a apenas dois quilômetros de distância de Canasvieiras. Sua faixa de areia tem quase três quilômetros de extensão.

Considerada uma praia rasa, suas águas calmas e esverdeadas são próprias para o mergulho com snorkel. Especialmente próximo às formações rochosas é possível avistar algumas espécies de peixes e também caranguejos.

Qual a diferença entre mergulho livre e autônomo?

O mergulho livre e autônomo são duas modalidades diferentes. No primeiro deles não se faz uso de equipamentos complexos e o mergulhador flutua apenas na superfície da água.

Um dos modos de mergulho livre é com snorkel, uma máscara de mergulho com um tubo acoplado por onde o mergulhador irá respirar debaixo d’água.

Neste caso, é possível observar vida marinha, mas um pouco mais de longe, dependendo do local. Já para quem deseja conhecer as profundezas do mar e estar ao lado de diferentes animais, a opção é o mergulho autônomo recreativo.

Para mergulhar a metros da superfície é necessário utilizar equipamentos que permitam respirar sem precisar retornar à superfície, como o cilindro de oxigênio. Além dele, o mergulhador usa um colete equilibrador, responsável por manter a pessoa flutuando adequadamente.

Isso tudo é para quem é mergulhador certificado. Para quem quer chegar às profundezas do mar, mas não têm experiência, a recomendação é o mergulho autônomo de batismo.

O que é mergulho de batismo?

O mergulho de batismo é uma modalidade para iniciantes, por isso não é necessário ter alguma certificação para realizá-lo. Essa é a prática mais comum no Brasil. Antes do mergulho em si, a pessoa recebe diferentes instruções sobre o uso dos equipamentos e passa um tempo na água se ambientando. Todo o mergulho é feito em companhia.

Desde o momento de pular na água até o retorno à superfície, o mergulhador de primeira viagem fica de mãos dadas com um instrutor. Nessa modalidade, o mergulho alcança de cinco a dez metros de profundidade e dura entre 30 e 40 minutos.

Para realizar essa prática, as operadoras costumam solicitar o preenchimento de um formulário médico e até de atestado, em alguns casos. Várias condições e situações de saúde podem ser impeditivas para realizar o mergulho, como estar grávida ou ter tido um quadro de pneumotórax.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Karoline
Karoline Moura
Karoline Moura é formada em Design pela PUC PR, Social Media e Copywriting de ecoturismo, atua tanto em empresas de viagens e turismo, como editora no portal ClicSC.
Turismo

Feira de turismo reune mais de 300 marcas e 6 mil participantes em Balneário Camboriú

Edição celebrativa homenageou o Rio Grande do Sul com espaço especial

Turismo

Itapema mantém nota máxima no Mapa do Turismo Brasileiro 2024

A classificação é um indicativo do desempenho robusto da economia do setor na cidade, conforme definido pelo Ministério do Turismo

Turismo

Dados da temporada sugerem mudança de comportamento do turista em Florianópolis

Mesmo com lotação acima da média em hotéis e apartamentos de aluguel, restaurantes e bares registraram movimento baixo; um dos motivos seria a escolha por imóveis onde possam cozinhar durante a estadia

Turismo

Evento marca o retorno do voo livre ao Morro do Careca em Balneário Camboriú

O "Colorindo o Céu de BC" começa nesta sexta-feira (22) e deve durar dois meses

Mais notícias

Cotidiano

Mercado de modelos em Santa Catarina se destaca por revelar perfis diversos

Antes restrito apenas a um biotipo, atualmente o mercado de modelos conta com perfis diversos, fugindo dos estereótipos padrões, para atender todos os tipos de campanhas

Segurança

WhatsApp ativa modo walkie talkie para grupos com mensagens em tempo real

Novo recurso permite troca instantânea de mensagens de voz, sem substituir chamadas