keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Governador avalia impacto das chuvas em SC: em 72h volume foi mais que o dobro esperado para o mês

Em decorrência das fortes chuvas, 64 municípios estão em situação de emergência

governador avalia impacto da chuva X
Foto: Governo de SC/Divulgação
Siga-nos no google-news

O governador Jorginho Mello foi à sede da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC), em Florianópolis, neste sábado, 18, para avaliar a situação das chuvas que, mais uma vez, afetam Santa Catarina. De acordo com o relatório emitido pela Defesa Civil, desde o dia 14 de novembro, 62 municípios registraram ocorrências relacionadas com fortes chuvas, temporais, inundações, vendavais, alagamentos, granizo e enxurradas.

A região Oeste continua sendo a mais impactada. Até o momento, como consequência das fortes chuvas, ocorreram três óbitos, sendo duas mulheres, no município de Taió, no dia 16 de novembro, e um homem em Palmitos, na noite de sexta-feira, 17. Uma pessoa está desaparecida em Praia Grande. Ainda há informações de ocorrências que ainda não foram reportadas para a SDC pois as equipes técnicas estão em atendimento nos municípios.

“Mal nos recuperamos da chuva de outubro e infelizmente já fomos atingidos por mais fortes chuvas. Estamos em trabalho com todos os órgãos que possam auxiliar a população, reforçando o efetivo nas regiões que foram decretadas Situação de Emergência, para assim auxiliar ao máximo todos os atingidos. A nossa Defesa Civil estará sempre acompanhando a situação de todos os município”, disse o governador.

Decretos de Situação de Emergência

Em decorrência das fortes chuvas, 64 municípios estão em situação de emergência, sendo oito em estado de calamidade pública: Rio do Sul, Rio do Oeste, Vidal Ramos, Pouso Redondo, Trombudo Central, Agrolândia, Botuverá e São João Batista.

Boletim Meteorológico

Os municípios com maiores volumes acumulados de chuva nas últimas 72h são Agrolândia (339.5 mm), Aurora (333.1 mm), Trombudo Central (320.7 mm) e Ituporanga (316.0 mm). Nessas cidades, nas últimas 72h, choveu mais do que o dobro esperado pela climatologia em novembro. 

Ainda, neste sábado, 18, a SDC emitiu um aviso meteorológico para temporais e outro rajadas de vento. No Litoral Sul, a chuva deve ser mais volumosa comparado às demais regiões, com acumulados entre 40 mm e 70 mm previstos até o final do dia.

Quanto às rajadas de vento, o avanço de uma frente fria provoca ventos fortes pelo estado, com rajadas entre 50 km e 80 km de direção noroeste, virando para sul conforme o sistema avança.É importante ressaltar que as previsões do tempo podem sofrer alterações, e precisam ser acompanhadas diariamente. Os órgãos seguem em monitoramento constante das condições meteorológicas e hidrológicas no estado de Santa Catarina e recomendamos sempre acompanhar diariamente a previsão do tempo e os avisos e alertas emitidos por fontes oficiais.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal ClicSC.
Geral

Papai Noel encanta clientes em atacadista de Santa Catarina

Bom velhinho visita seis lojas do Fort Atacadista no estado; veja datas e horários

Geral

Equipe de resgate mobilizada para ocorrência de suposta onça encontra surpresa inusitada na BR-101

Um incidente curioso chamou a atenção no bairro Nova Brasília, quando os bombeiros voluntários de Joinville foram acionados para uma situação de emergência, mas o desfecho surpreendeu a todos os envolvidos

Geral

Maior relógio de contagem regressiva do Brasil será atração da virada do ano em BC

O espetáculo de fogos será lançado de oito balsas no mar e dos dois molhes, na Barra Sul e no Pontal Norte, proporcionando uma vista espetacular para quem estiver na orla e nas sacadas dos prédios à beira-mar

Geral

SC teve 9 tornados apenas neste ano, aponta Defesa Civil do estado

Foram 18 tornados em 17 municípios catarinenses desde 2020

Geral

Estrutura de Natal cai e acerta três pedestres em Florianópolis

Uma das vítimas foi hospitalizada; outras duas receberam atendimento mas foram liberadas

Mais notícias

Famosos

Luísa Sonza participa de partida de futebol em Blumenau

"O Neymar fica no chinelo. Ela vivia caindo e já pedia falta", compartilhou Mirella Bardini, uma das jogadoras do grupo adversário

Grande Florianópolis

La Notte di San Silvestro: Restaurante Italiano de Florianópolis promove Réveillon

Com música ao vivo, jantar em quatro tempos e buffet de sobremesas, a Trattoria Carbone vai celebrar a chegada do novo ano em grande estilo, valorizando a boa gastronomia e o conforto