keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Governador Carlos Moisés e embaixador dos EUA assinam memorando para ampliar parcerias em áreas prioritárias

Acordo tem duração prevista até 31 de dezembro de 2022, podendo ser prorrogado

X

O governador Carlos Moisés assinou nesta segunda-feira, 28, em Florianópolis, um memorando de entendimento com a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil para parcerias em áreas do comércio e investimento; saúde, ciência e tecnologia; meio ambiente; agricultura; educação e direitos humanos. Além de melhores práticas na resolução de problemas administrativos e segurança pública, definição de metas, parâmetros, resultados e intercâmbio.

O chefe do executivo estadual que recebeu o embaixador Todd C. Chapman com honras militares apresentou as potencialidades de Santa Catarina, a capacidade empreendedora e os avanços obtidos na gestão pública catarinense desde o início da atual gestão.

“Nosso estado é pequeno em território, mas com uma força gigante na economia e qualidade de vida. Enquanto o mundo inteiro diminuiu suas exportações e desaqueceu o mercado, Santa Catarina cresceu de forma extraordinária. E os Estados Unidos são um grande parceiro. Esse acordo é um momento histórico. Gera novas oportunidades e deve aprimorar projetos futuros e parcerias e que tragam benefícios para a sociedade que espera das nossas atividades um resultado prático e que melhore suas vidas”, disse o governador Carlos Moisés.

O acordo tem duração prevista até 31 de dezembro de 2022, podendo ser prorrogado. Neste período, as pastas envolvidas realizarão os estudos técnicos sobre cada tópico e, se houver o entendimento recíproco, serão firmados acordos de cooperação específicos para cada projeto. Os Estados Unidos e Santa Catarina devem se comprometer com o intercâmbio de especialistas e promoção de visitas técnicas. Este é o segundo protocolo de intenção assinado pelo governador Carlos Moisés. O primeiro, em 2020, foi com a Alemanha.

“A maior exportação da economia americana é a propriedade intelectual, nosso conhecimento, nossas inovações. Santa Catarina é exemplo disso. Baseada em suas tecnologias e espírito empreendedor é um dos estados mais ricos da nação e nós queremos ser parte dessa história fortalecendo as parcerias”, afirmou o embaixador Todd Chapman.

A secretária de Estado de Articulação Internacional (SAI), Daniella Abreu, ressalta que o memorando representa um marco nas relações entre Santa Catarina e os EUA. “É um prazer poder assinar este documento na mesma semana que completo um ano de governo. Estamos trabalhando neste acordo desde agosto de 2020 e este é o resultado. Relações internacionais é um trabalho de consistência, paciência e determinação que pode gerar frutos fantásticos.”

Também acompanharam a assinatura os secretários de Estado da Fazenda, Paulo Eli, de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Luciano Buligon, de Integridade e Governança, Naiara Augusto, de Infraestrutura e Mobilidade, Thiago Vieira, adjunto da Agricultura da Pesca e Desenvolvimento Rural, Ricardo Miotto Ternus, chefe da Casa Militar, André Alves, e chefe do gabinete do governador, Marcio Ferreira, além da cônsul geral Shane Christensen e outros representantes da comitiva.

Após a assinatura do documento, a secretária Daniella Abreu acompanhou o embaixador Todd Chapman, o cônsul Shane Christensen e comitiva em visitas e reuniões na Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), para discutir áreas de cooperação e desenvolvimento tecnológico; e no Sapiens Parque, sobre tecnologia e inovação e tecnologia ambiental com o presidente Daniel Leipnitz.

No início da manhã, também estiveram com os representantes da Fiesc, do Sistema Faesc/Senar-SC, da Fecomércio/SC e do Sebrae/SC.

Geral

Frio intenso poderá congelar água das torneiras em Santa Catarina

Autoridades estão em estado de alerta por conta da massa de ar polar que chegará a Santa Catarina

Geral

Frio extremo: SC deve registrar -7ºC em 80% do Estado e Defesa Civil debate ações

“Situação muito mais grave do que as previsões estão confirmando”, chefe da Defesa Civil

Geral

Banco é condenado a indenizar empresa vítima de fraude ao pagar dívida por boleto em SC

A decisão foi da 6ª Câmara Civil do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, em matéria sob relatoria do desembargador Stanley da Silva Braga, que condenou o banco ao pagamento de R$ 10.579,80 por danos materiais

Geral

Trânsito na Marginal Oeste é alterado no primeiro túnel de acesso a Meia Praia, em Itapema

A via passará a ter apenas uma pista liberada até a entrada do túnel. A Rua 414 será sentido Marginal - Bairro e a Rua 416 sentido Bairro - Marginal.

Mais notícias

Esportes

Grupo de capoeira realiza evento para a família em Itapema

O evento contou com apresentações de capoeira, um momento de contação de história da manifestação cultural e um piquenique entre os presentes

Política

Presidente da Câmara de Itapema sugere força-tarefa para atender moradores de rua durante onda de frio histórica

A forte queda de temperatura prevista a partir desta terça, dia 28/07, motivou a iniciativa do parlamentar, que pede à Prefeitura urgência na divulgação de orientações sobre como ajudar e também alertas à população